Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Trata-se de um processo de rápida e profunda transformação no modo como as coisas são feitas no capitalismo contemporâneo. Esse processo se baseia na articulação de tecnologias complexas de diferentes áreas, como é o caso da internet das coisas, sistemas ciberfísicos, inteligência artificial etc. Essas tecnologias complexas viabilizam a criação de novos produtos e processos na agricultura, pecuária, pesca, silvicultura, mineração, manufatura, construção civil e serviços.
(Paulo José Whitaker Wolf. https://diplomatique.org.br, 18.09.2023. Adaptado.)
O processo associado ao excerto consiste na
desconcentração industrial.
quarta revolução industrial.
formação de cidades globais.
obsolescência programada.
estruturação do volvismo.
O texto aborda a inserção de novas tecnologias no capitalismo contemporâneo que apresentam a possibilidade de dinamizar as relações de produção, tornando-as não só mais eficientes, mas também mais autônomas, como a internet das coisas, sistemas ciberfísicos e inteligência artificial. Essas características melhor se identificam com a ideia de quarta revolução industrial, a partir da qual o meio técnico-científico-informacional consolidado terá preponderância em diversos setores para além do secundário, aumentando a produtividade de forma geral. Nesse sentido, cabe ressaltar que grande parte dos exemplos citados ainda está em fase de desenvolvimento e/ou implantação, de modo que a compreensão do fenômeno em sua totalidade só será possível futuramente.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!