Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Analise o mapa que apresenta grupos jihadistas atuantes na região do Sahel.
(Elaine Senise Barbosa. https://declaracao1948.com.br, 15.08.2022.)
A presença desses grupos evidencia que os países do Sahel têm
fracassado nas políticas de ampliação do jihadismo.
ampliado ações para atrair migrantes para a região.
sofrido com a violência de extremistas islâmicos.
padecido com a articulação entre jihadistas e franceses.
agido para expandir a influência do Cristianismo.
A análise do mapa dos países do Sahel demonstra uma forte atuação de grupos fundamentalistas islâmicos (jihadistas) na região, como os Defensores do Islã, o Boko Haram, o Estado Islâmico do Grande Saara e a JNIM. A fragilidade política nesses locais, marcada pelas instituições pouco consolidadas, conflitos civis e militares, crises de fome e a questão ambiental (já que se trata de uma região afetada pela expansão do Saara), tornam-na mais suscetível a ação desses grupos, que tem na violência uma estratégia para criar pânico na população e chamar a atenção para a sua causa. Alguns desses grupos articulam-se em redes internacionais de terrorismo fundamentalista, estabelecendo alianças com grupos como o ISIS (Estado Islâmico da Síria e do Levante) e Al-Qaeda.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!