Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Analise o gráfico da evolução das vendas (quantidade/mil unidades) internas de tratores e colheitadeiras no Brasil, entre 1960 e 2017.
(Tito Lívio Xavier Fernandes et al. Revista de Economia e Sociologia Rural, 2024.)
A análise do gráfico revela que o crescimento nas vendas de tratores e colheitadeiras na década de 1970 está relacionado com
a revogação do crédito agrícola, que aqueceu o mercado externo.
a diminuição das vagas de emprego, que desencadeou o desemprego conjuntural.
o processo de desconcentração fundiária, que aumentou a oferta de terras.
a expansão da Revolução Verde, que estimulou a mecanização.
o aumento das importações de produtos agropecuárias, que promoveu o acesso à tecnologia.
A Revolução Verde consiste na incorporação de uma série de novas tecnologias na produção agrícola, desde produtos derivados da indústria química, como adubos e fertilizantes, até máquinas agrícolas, com o objetivo de aumentar a produtividade no campo, em especial nos países em desenvolvimento. No Brasil, seu início se dá a partir da década de 1960, acelerando o processo de modernização agrícola baseada na grande propriedade e no crédito rural, utilizado para a aquisição de tratores e, posteriormente, colheitadeiras. Seu uso se dá principalmente na produção de grãos voltada para o mercado externo.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!