Redação - Einstein - 1ª Fase - Einstein 2025

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Texto 1

     A Amazônia é a maior floresta do mundo, contando com mais de 550 milhões de hectares, sendo a maioria deles no Brasil, cerca de 330 milhões de hectares. No entanto, a região vem sofrendo com altas taxas de desmatamento e degradação. Conforme o estudo da McKinsey, empresa especializada em crescimento sustentável, “Abordando o desmatamento e a degradação florestal — os mercados voluntários de carbono podem salvar a Amazônia?”, somente nos últimos cinco anos, as taxas de desmatamento aumentaram significativamente, totalizando 5,3 milhões de hectares. Interromper e reverter esses danos tem um custo alto. E, mesmo com recursos dos governos e da iniciativa privada, ainda existe uma lacuna financeira considerável a ser preenchida. A pergunta é: quem irá pagar essa conta?
     Atualmente, uma das prioridades no combate às mudanças climáticas é a preservação das florestas em todo o mundo. Porém, os gastos são elevados. Segundo o estudo da McKinsey, com um custo anual de 12,40 dólares por hectare, seria preciso gastar entre 1,9 bilhão e 2,3 bilhões de dólares por ano para manter a Amazônia protegida.

(Systemica. “Preservação da Amazônia: quem vai pagar a conta?”. https://exame.com, 27.04.2024. Adaptado.)

Texto 2

     A Amazônia é uma região que abrange nove países, incluindo o Brasil, que detém a maior parte da floresta, cerca de 60% do total. Renan Moutropoulos Fortunato, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), defende a cooperação com outros países para a preservação da Amazônia, enfatizando que a conservação é responsabilidade compartilhada, mas o Brasil tem um papel central devido à soberania. “O Brasil tem, por ser um país soberano, a competência jurídica de implementar políticas públicas para a proteção e fiscalização ambientais, porque só o Brasil pode colocar polícia e exército na parte da Floresta Amazônica que pertence ao nosso país”, considera.

(Marcela Ferreira. “A Amazônia é do Brasil? Especialistas explicam quem é responsável por preservação”. www.terra.com.br, 09.11.2023. Adaptado.)

Texto 3

     Prêmio Nobel de economia e professor da Universidade de Chicago, o economista americano Lars Peter Hansen defende que países desenvolvidos paguem ao Brasil para manter a Floresta Amazônica em pé. “A solução para isso não deveria estar só no Brasil, certo? Porque o mundo inteiro vai se beneficiar com a preservação da floresta tropical, e isso vai ajudar nas mudanças climáticas”. Algum tipo de transferência de pagamentos de países desenvolvidos para um país como o Brasil, para apoiar os esforços para a preservação, faria todo o sentido.

(Beatriz Bulla. “Faz sentido que países desenvolvidos paguem para o Brasil preservar a Amazônia, diz vencedor do Nobel”. www.estadao.com.br, 03.06.2024. Adaptado.)

Texto 4

     Países de menor renda consomem seis vezes menos materiais e geram 10 vezes menos impactos climáticos do que nações de renda elevada. A conclusão é do relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em parceria com o Painel Internacional de Recursos (IRP), durante a 6a sessão da Assembleia Ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU).
     O texto também revela que a extração dos recursos naturais da Terra triplicou nas últimas cinco décadas devido à enorme construção de infraestruturas em muitas partes do mundo e aos elevados níveis de consumo de materiais, especialmente nos países de renda mais alta. A previsão é de que a extração de materiais aumente 60% até 2060.

(“Países ricos geram 10 vezes mais impacto climático que países de menor renda”. https://news.un.org, 01.03.2024. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Quem deve ser responsável pelos recursos financeiros para a preservação da Amazônia?

Comentário:

 A prova de redação do Vestibular do Einstein 2025 tem como frase temática "Quem deve ser responsável pelos recursos financeiros para a preservação da Amazônia?". Embora essa estrutura de frase temática não seja usual da Vunesp, ela não é inédita, já que, em 2024, o Vestibular da Santa Casa também apresentou uma pergunta: “Doenças tropicais negligenciadas: a quem cabe investir em pesquisas para combatê-las?”, que questionava quem seriam os agentes responsáveis por investimentos em pesquisa para combater doenças tropicais.

     No caso da prova do Einstein 2025, era esperada uma resposta do candidato à frase temática, no sentido de expor um ou mais agentes que seriam responsáveis pelo financiamento da preservação da Amazônia. Ainda que a proposta questionasse quais são os agentes responsáveis pela preservação, a estrutura argumentativa deveria prevalecer – ou seja, era preciso indicar agentes juntamente com argumentos que mostrassem o porquê de sua responsabilidade, sem qualquer proposta de intervenção (característica da banca do Enem). A coletânea apresentava dois principais agentes: o Brasil, que é detentor de 60% da Floresta Amazônica (Texto 2), e os países desenvolvidos (Texto 3). Deve-se destacar que era possível escolher um desses agentes, ou indicar ambos – ou seja, corresponsabilizá-los; a coletânea também permitia, de forma secundária, a indicação dos outros oito países detentores da Floresta (Texto 2). É preciso destacar que esses agentes indicados são os expostos pela coletânea. Entretanto, a banca da Vunesp, criadora da proposta de redação, não restringe sua avaliação a eles apenas, de modo que os estudantes poderiam partir dos textos motivadores, propor outros agentes ou outras relações, desde que coerentes e pertinentes ao tema proposto. As relações argumentativas, indicadas na leitura dos textos motivadores a seguir, também não devem ser consideradas únicas, e sim como possibilidades. Quanto ao uso de repertórios socioculturais (externos à coletânea), é importante lembrar que não são exigidos pela banca; contudo, em geral, eles auxiliam na construção de uma boa argumentação. Assim, expõe-se, a seguir, uma possível leitura dos textos motivadores.

     Como é comum das coletâneas da Vunesp, o texto 1 tem o objetivo de apresentar o tema ao candidato. Neste caso, há a exposição da complexidade da Floresta Amazônica e, especialmente, do problema a ser discutido: a responsabilidade dos custos para preservar e recuperar a floresta, já que, segundo os dados expostos, esses custos são altos, especialmente porque ela sofre com altas taxas de desmatamento e degradação. O texto 2 aborda sob outro viés a complexidade da extensão da Amazôniaq ao apontar que ela abrange nove países, sendo que boa parte se concentra no território brasileiro. Como forma de auxiliar os estudantes na delimitação da resposta à pergunta da frase temática, o texto 2 ainda apresenta o posicionamento de Renan Fortunato, professor da USP, que, apesar de apontar uma responsabilidade compartilhada, defende que o Brasil é o principal agente responsável pelo financiamento de políticas públicas e pelo financiamento da fiscalização. Tem-se, aqui, o primeiro possível agente a ser utilizado para responder à pergunta da proposta.

    O texto 3, por sua vez, apresenta o posicionamento de outro especialista, o economista americano Lars Peter Hansen, que responsabiliza também os países desenvolvidos, sugerindo que eles transfiram recursos ao Brasil para auxiliar na preservação da Floresta. Há, neste texto, um segundo possível agente para a pergunta da frase temática. O texto 4 evidencia que os países de menor renda são os que menos contribuem para as mudanças climáticas, tendo em vista que são os que menos consomem, ao passo que os países de maior renda são os que mais consomem e vêm, nos últimos anos, aumentando ainda mais a extração de recursos naturais. Para exemplificar a afirmação, dados do relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com Painel Internacional de Recursos, são expostos, os quais poderiam ser utilizados na construção da argumentação para comprovar o ponto de vista defendido, caso a responsabilização incidisse sobre os países desenvolvidos.

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