Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Em gatos, o padrão da cor da pelagem consiste em uma herança ligada ao sexo. Os machos de pelagem branca e preta apresentam o alelo P, e os machos de pelagem branca e amarela apresenta o alelo A. As fêmeas podem apresentar o mesmo padrão de cores dos machos, no entanto, há fêmeas que apresentam a pelagem branca, preta e amarela.
Esse fenótipo de três cores em fêmeas ocorre porque
durante a embriogênese são formadas células com aneuploidias.
durante a meiose há permutação entre os cromossomos X e Y.
os alelos P e A estão localizados no cromossomo sexual Y.
os alelos P e A estão ligados no mesmo cromossomo sexual.
há inativação aleatória de um cromossomo X em células da pele.
Em gatas fêmeas heterozigotas, portadoras dos alelos P e A simultaneamente, ocorre a expressão de um dos alelos aleatoriamente em certas partes do corpo e a expressão do outro alelo nas outras partes. Esse fenômeno é devido à inativação aleatória de um cromossomo X em cada célula da fêmea e produz o padrão de coloração com três cores.
Nota: A presença de manchas brancas, principalmente na parte ventral do corpo, na cabeça e nas patas, não tem relação direta com a expressão dos alelos P e A mencionados nem com a inativação do cromossomo X. Trata-se de característica autossômica e de segregação independente em relação aos alelos P e A.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!