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TEXTO II
FRANKENSTEIN
(Adaptado de - SHELLEY, Mary. Frankenstein – uma história de Mary
Shelley. Trad. Ruy Castro. São Paulo: Companhia de Letras, 1994. p. 11-19).
Considere as afirmativas abaixo e assinale a correta, em relação ao texto II.
Em “[...] atirei-me aos livros e às pesquisas com um fanático entusiasmo.” (. 14 - 15), a estrutura frasal estabelece concordância direta entre o verbo regente atirar e o termo regido livros, desobrigando o uso da crase em às pesquisas.
Em “Decidido a examinar as causas e a evolução da degeneração do corpo [...].” (. 21 - 22), a relação entre termo regente e termo regido é determinante no emprego da crase, o que justifica a ausência do acento grave em a examinar, pois um verbo não pode ser regente de outro verbo.
Em “Mais impressionante ainda: tornei-me capaz de dar vida à matéria inanimada [...].” (. 32 - 33), a estrutura frasal apresenta um termo regente bitransitivo que rege dois complementos verbais. Justifica-se o emprego da crase em à matéria inanimada pelo fato de o termo regente exigir preposição a e o termo regido admitir artigo a.
Em “Como a extrema minúcia das partes do organismo pudesse ser um obstáculo à ansiedade de contemplar a minha criação [...].”
(. 40 - 42), a ocorrência da crase é justificada pela obrigatoriedade do acento grave em locuções prepositivas.
Na alternativa C, o verbo "dar" é bitransitivo, logo tem um objeto direto (vida) e objeto indireto (à matéria inanimada), que é regido por preposição e cujo núcleo admite artigo; logo, justifica-se a crase.
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