Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Nas questões de Física, quando necessário, utilize:
Um dispositivo composto de dois sistemas massa-mola idênticos, 1 e 2, apresentados na figura a seguir, executam movimentos harmônicos simples dados pelas equações
em que A é a amplitude de oscilação e a pulsação dos sistemas.
Iluminando-se o dispositivo com uma luz estroboscópica de frequência f, observa-se no ponto A apenas uma massa estacionária no tempo.
Considere que os pontos O e O’ sejam os pontos de equilíbrio dos sistemas 1 e 2, respectivamente.
Nessas condições, o valor máximo da frequência estroboscópica f é dado por
I. Observa-se, inicialmente, que os dois sistemas massa-mola estão em oposição de fase; isso se confirma ao examinarem as funções de onda, defasadas em . Seja T o período de um dos sistemas: o intervalo de tempo para que uma massa se posicione no ponto A e volte a ocupá-lo é T. Considerando ambos os sistemas, a cada intervalo de , uma das massas (à direita ou à esquerda) passa pela posição A. Assim, a frequência máxima com que qualquer uma das massas ocupa o ponto A é:
II. Porém, do enunciado, .
III. De (2) em (1), tem-se:
IV. Por fim, conclui-se que a frequência máxima da luz estroboscópica é a própria frequência , pois este é o maior valor que assegura a presença constante de uma massa estacionária no ponto A.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!