Questão 1 - Prova Modelo A - AFA 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 1

Objetiva
1

O texto I é composto por três fragmentos informativos que apresentam definições importantes sobre a relação entre tecnologia e proteção de dados.

TEXTO I

Fragmento I

(Adaptado de: A importância da Lei Geral de Proteção de Dados no Comércio Exterior. Disponível em: https://www.domaniconsultoria.com.br. Acesso em: 26/03/2025).

Fragmento II
Nanotecnologias e proteção dos dados pessoais: um diálogo necessário

(Disponível em: https://www.jota.info/artigos/nanotecnologias-e-protecao-dosdados-
pessoais-um-dialogo-necessario. Acesso em: 28/02/2025. Adaptado).


Fragmento III
Especialista alerta para os riscos do uso da íris como credencial de segurança

(Adaptado de: Especialista alerta para os riscos do uso da íris como credencial de
segurança. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/noticias. Acesso em: 13/03/2025).

Os fragmentos I, II e III estabelecem, entre si, uma correlação temática. Tal aspecto pode ser verificado entre as proposições abaixo:

  1. “[...] o consentimento do cidadão é imprescindível para que seus dados possam ser utilizados, salvo exceções que sejam de cunho legal.” (Fragmento I - l. 22 - 24)
  2. “Além disso, são prescritos dados que são submetidos a cuidados ainda mais específicos, como os considerados sensíveis [...].” (Fragmento I - l. 13 - 15)
  3. “As nanotecnologias possibilitam a coleta, manipulação e monitoramento de grandes quantidades de dados oriundos das atividades celulares e eventos bioquímicos de órgãos, [...] para bancos de dados localizados em diferentes jurisdições.” (Fragmento II - l. 8 - 14)
  4. “A íris é uma característica única e inalterável, que, assim como a digital e o reconhecimento facial, pode ser usada como chave de acesso para aplicativos e sistemas digitais.” (Fragmento III - l. 7 - 10)

Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

  1. A

    Os enunciados III e IV poderiam servir de exemplo para os quais a lei garante exceções.

  2. B

    O enunciado IV invalida a asserção colocada em I uma vez que o referente ‘iris’ ainda não funciona como chave de acesso para aplicativos e sistemas digitais.

  3. C

    Os enunciados III e IV explicitam fatos que servem de exemplos à proposição colocada em II, uma vez que são extraídos das esferas sociais e podem se enquadrar na classificação ‘dados sensíveis’.

  4. D

    Os enunciados I e II trazem proposições que são mutuamente excludentes uma vez que, se não houver consentimento do cidadão, não há como prescrever dados submetidos a cuidados mais específicos.

Gabarito:
    C

De acordo com fragmento I, dados relativos à genética ou biometria de um indivíduo se configuram como dados sensíveis; dessa forma, as informações coletadas pelas nanotecnologias, no enunciado III, e o cadastro da íris, no enunciado IV, se encaixam nessa categoria. 

1

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!