Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Nas questões de Física, quando necessário, utilize:
Considere duas fontes coerentes, e , que emitem ondas de frequência na superfície de um líquido em que a velocidade de propagação das perturbações é constante e igual a .
Essas ondas criam uma malha de interferência bidimensional representada, através de linhas ventrais, na figura seguinte.

Considere os pontos P e Q pertencentes a duas linhas ventrais distintas e não simétricas, cujas distâncias às fontes 1 e 2 sejam, respectivamente, e e e , como mostra a figura acima.
Nessas condições, a razão entre as diferenças de caminhos, , onde e , que separam esses pontos das fontes coerentes é dada por
I. Conforme o enunciado, as linhas tracejadas correspondem a linhas ventrais, nas quais as ondas provenientes das duas fontes interferem construtivamente. Desse modo, ao longo dessas linhas, a diferença de caminho entre as ondas será sempre um número inteiro de comprimentos de onda:
II. Constata-se que a linha vertical (mediatriz do segmento ) corresponde à linha de diferença de caminho nula. Desse modo, considerando a simetria, o ponto P situa-se na terceira linha a partir da mediatriz, em que a diferença de caminho é . O ponto Q, por sua vez, localiza-se na segunda linha a partir da mediatriz, apresentando diferença de caminho igual a . Logo:
e
III. Por fim:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!