Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
TEXTO II
FRANKENSTEIN
(Adaptado de - SHELLEY, Mary. Frankenstein – uma história de Mary
Shelley. Trad. Ruy Castro. São Paulo: Companhia de Letras, 1994. p. 11-19).
O romance de ficção se caracteriza, também, por sua construção composicional. Sendo assim, o texto II se estrutura a partir do modo de organização narrativo. Dentre os termos selecionados no texto, assinale a alternativa que explicita aquele utilizado pelo locutor / autor, para encadear a sequência da narrativa:
“[...] elixir da vida eterna [...].” (. 3) – designador (sintagma nominal) – nomeia o referente de forma a fazê-lo existir ao classificá-lo.
“[...] forcei-me a passar dias e noites no necrotério da universidade, [...].” (. 22 - 23) – actante (verbo de ação) que organiza e estrutura a ordem cronológica dos fatos.
“[...] intrincado complexo de fibras [...].” (. 36) – qualificadores (adjuntos adnominais) que imprimem ao referente uma forma peculiar de existência, através do olhar do narrador.
“Muitas vezes, quando me julgava na iminência de resolver um problema complicado [...].” (. 51 - 52) – situadores (adjunto adverbial) – traz uma circunstância intensificadora, ou situadora de tempo, ao fato narrado.
A alternativa D é a única que apresenta termos que encadeiam uma narrativa (situam temporalmente a narração) sublinhados.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!