Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Analise o mapa que apresenta um grupo de países com interesse econômico comum e conta com novos integrantes desde o mês de janeiro de 2024.
Países-membros da Opep
(www.nexojornal.com.br, 08.01.2024. Adaptado.)
A entrada do Brasil nesse grupo
demonstra a relevância do ingresso do país nesse grupo, já que dispõe do mesmo status diplomático que Irã e Argélia.
reflete as intenções do país para ampliar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento em combustíveis renováveis.
limita-se pelo status diplomático do país, já que é desobrigado a aderir às quotas de produção do grupo.
baseou-se na busca pelo equilíbrio de forças política e comercial do país durante a Guerra Fria.
consolidou-se de forma que o país passa a ter a mesma posição hierárquica que Arábia Saudita e Nigéria.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) corresponde a uma associação entre os grandes exportadores desse recurso natural, sendo responsável por cerca de 35% de sua produção e 70% de suas reservas. As ações do grupo influenciam diretamente a comercialização desse bem, com o estabelecimento de cotas de produção e controle de preços, sendo frequentemente associado à formação de um “cartel do petróleo”. Em 2024, o Brasil passou a ser um membro da Opep+, grupo de países associados que, ao contrário dos membros da Opep, é isento de aderir às cotas de produção, em que cada país deve exportar mais petróleo do que importa. Ressalta-se que, apesar da elevada produção no Brasil, ainda há uma demanda pela importação de derivados do produto, refinados em outros países.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!