Questão 32 - Prova Medicina - FMABC 2025

Gabarito

Questão 32

Objetiva
32

     Com milhões de homens retirados da vida civil em agosto de 1914, e milhões mais convocados depois, as mulheres representavam uma maioria crescente da população na frente interna. No entanto, a Primeira Guerra Mundial pouco ou nada fez para aumentar permanentemente as oportunidades para as mulheres no local de trabalho. Na Alemanha, apesar da morte de 1,8 milhão de homens fisicamente capazes entre 1914 e 1918, a porcentagem da população feminina que trabalhava fora de casa ficou em 35,6% em 1925 um aumento apenas modesto dos 31,2% de 1907. Mesmo na França, que sofreu 1,3 milhão de mortes na guerra e teve outro 1,1 milhão de homens gravemente feridos com incapacidade permanente para trabalhar, a força de trabalho em 1919 incluía apenas 200 mil mulheres a mais do que em 1913.

(Lawrence Sondhaus. A Primeira Guerra Mundial: história completa, 2017. Adaptado.)

Segundo o excerto, uma das consequências da Primeira Guerra Mundial na Europa foi a

Alternativas

  1. A

    sólida independência social das mulheres no espaço urbano.

  2. B

    significativa revolução na composição da mão de obra fabril.

  3. C

    reduzida participação feminina no esforço de guerra.

  4. D

    limitada inserção feminina no mercado de trabalho.

  5. E

    rápida alteração nas relações de gênero.

Gabarito:
    D

A tese central do texto é que, apesar das graves baixas masculinas durante a Primeira Guerra Mundial, as mulheres europeias não substituíram os homens no mercado de trabalho tão rapidamente como se costuma indicar.

32

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!