Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Muitos têm chamado a atenção para o fato de que a pólis grega valorizou sobremaneira o livre debate entre homens plenamente cidadãos, independentemente das posições econômica e social de cada um. Mas, embora os gregos tenham valorizado as diferenças e as divergências no debate livre a respeito das questões públicas, a concepção coletivista, predominante na Antiguidade, gerou um centro único de poder político — a assembleia soberana dos cidadãos.
(Cristina Vilani. Cadernos de História, vol. 4, 1999. Adaptado.)
As afirmações do excerto justificam-se, pois, na pólis ateniense do século V a.C., havia a
escolha de representantes com base no pluripartidarismo.
república oligárquica dominada pela aristocracia rural.
participação política direta dos cidadãos.
eleição de líderes populares pelo voto universal.
tirania legitimada pelas leis da cidade.
O texto apresenta algumas das características da democracia ateniense, principalmente a igualdade de fala entre os cidadãos. A característica correta destacada está na alternativa C, uma vez que a cidadania ateniense era de fato direta, ou seja, cada cidadão se representava nas assembleias políticas.
Alternativa A: incorreta. Não são eleitos representantes na democracia ateniense.
Alternativa B: incorreta. República é a forma típica de governo de Roma, ao passo que, na democracia ateniense, não importava a origem social do cidadão.
Alternativa D: incorreta. Apesar da possibilidade de eleições para cargos de liderança, os votos eram limitados aos cidadãos, não sendo votos universais.
Alternativa E: incorreta. Os tiranos governavam contra as leis estabelecidas, de acordo com a vontade do povo ateniense.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!