Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
É uma das principais realizações do projeto europeu. Começou em 1985 como um tratado intergovernamental entre cinco países que compõem a atual União Europeia — França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo — e expandiu-se gradualmente para se tornar a maior zona de livre circulação do mundo. Permite que mais de 400 milhões de pessoas viajem livremente entre países-membros sem passar pelo controle de fronteiras. Atualmente abrange mais de 4 milhões de quilômetros quadrados e inclui 29 países.
(www.consilium.europa.eu, 13.06.2024. Adaptado.)
O acordo diplomático apresentado no excerto é o
Tratado de Paris.
Acordo de Dayton.
Tratado de Roma.
Tratado de Lisboa.
Acordo de Schengen.
O Acordo de Schengen foi assinado em 1985 por cinco dos dez membros da Comunidade Econômica Europeia (CEE): França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. Atualmente, é formado por uma maioria de países da União Europeia e Estados associados, tendo como objetivo facilitar a circulação de pessoas dentro dos seus limites, flexibilizando o controle de fronteiras para aqueles que possuam o passaporte europeu ou o visto de circulação para a região. Recentemente, tal acordo tem estado no centro da polêmica acerca da crise migratória no continente, sendo alvo frequente de movimentos nacionalistas contrários à sua existência.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!