Questão 12 - Prova Medicina - FMABC 2025

Gabarito

Questão 12

Objetiva
12

     O regionalismo, que deu algumas das formas menos tensas de escritura (a crônica, o conto folclórico, a reportagem), estava destinado a sofrer, nas mãos deste(a) escritor(a), a metamorfose que o traria de novo ao centro da ficção brasileira. Para este(a) escritor(a), como para os mestres da prosa moderna, a palavra é sempre um feixe de significações: mas ela o é em um grau eminente de intensidade se comparada aos códigos convencionais da prosa. Além de referente semântico, o signo estético é portador de sons e de formas que desvendam as relações íntimas entre o significante e o significado.

     Toda voltada para as forças virtuais da linguagem, a escritura deste(a) autor(a) procede abolindo intencionalmente as fronteiras entre narrativa e lírica. Vários de seus textos incluem e revitalizam recursos da expressão poética: aliterações, onomatopeias, rimas internas, cortes e deslocamentos de sintaxe, vocabulário insólito, arcaico ou de todo neológico. Imerso(a) na musicalidade da fala sertaneja, ele(a) procurou primeiro fixar cadências populares e medievais; depois, soube zarpar para ousadas combinações de som e de forma nas obras maduras.

(Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 1994. Adaptado.)

Tal comentário refere-se a

Alternativas

  1. A

    Graciliano Ramos.

  2. B

    Clarice Lispector.

  3. C

    Guimarães Rosa.

  4. D

    Euclides da Cunha.

  5. E

    Jorge Amado.

Gabarito:
    C

Guimarães Rosa é reconhecido como um dos mais importantes autores do Modernismo, e, dentre suas principais obras, destacam-se romances como Grande Sertão: veredas e Sagarana. Frequentemente, a temática do autor é relacionada ao ambiente sertanejo, à vida interiorana e aos desafios sociais, geográficos e climáticos dos sertões brasileiros. Nesse sentido, Rosa é classificado junto a outros autores como um prosador de romances regionalistas. Em sua obra, porém, encontra-se um uso plástico das palavras bastante inusitado e próprio do autor: recriam-se sons, empregam-se  onomatopeias, aliterações, neologismos. Essa estrutura, muitas vezes truncada, desafia o leitor a ressignificar o processo de leitura e coloca o autor como um dos mais sagazes romancistas brasileiros.

12

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!