Dissertativa 5 - 2ª Fase - 2º Dia - Fuvest 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 5

Dissertativa
5

   “- Mas esta terra é a nossa terra. A gente cultivou, fez ela produzir. Nascemos aqui, demos a nossa vida a ela e queremos morrer aqui. Mesmo que não preste, ela é nossa. É isso que faz que a terra seja nossa: a gente nasce nela, trabalha nela, morre nela. É isto o que dá direito de propriedade, e não um monte de papéis, cheio de números. [...]

   - Oh, sentimos muito – disseram os representantes. – O banco, dono de todas essas terras, vinte mil hectares de terra, não pode ser responsável. Vocês estão numa terra que não é de vocês, não lhes pertence. Talvez vocês consigam trabalho lá na fronteira, no outono, na colheita de algodão. Talvez consigam ajuda como indigentes. Por que não vão para oeste, para a Califórnia. Lá há muito trabalho e nunca faz frio. Lá, basta estender a mão para colher uma laranja. Lá sempre há safras para colher. Por que não vão pra lá? [...]

   E o homem do trator dizia:

   - O que é que eu vou fazer? Tenho que pensar na minha família. São três dólares, que vêm todo dia. Os tempos mudaram, não sabe disso? Não se pode mais viver da terra, a não ser que se tenha dois, cinco, dez mil hectares e um trator. A lavoura já não é mais para pobretões como a gente. Você não começa a reclamar porque não pode fabricar Fords ou porque não é a companhia telefônica. Bem, as safras são agora assim. Não há nada a fazer contra isso.”

STEINBECK, John. As vinhas da ira. Rio de Janeiro: Record, 2022, tradução: Herbert Caro e Ernesto Vinhaes. (Originalmente publicado em 1939).

Os excertos apresentam diálogos travados entre personagens do romance e abordam as transformações econômicas no setor agrícola dos Estados Unidos nas décadas de 1920 e 1930. Responda às questões:

a) Como é denominado o processo histórico retratado no romance?

b) A partir do excerto, aponte dois fenômenos na história social dos Estados Unidos, decorrentes da concentração de terras e mecanização da agricultura.

c) Indique as modalidades de propriedade fundiária e as respectivas relações de trabalho mencionadas no texto.

Resolução:

a) As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas pelo aumento da concentração fundiária e mecanização agrícola no contexto da crise econômica iniciada nos Estados Unidos, e com impacto mundial, processo este denominado de Grande Depressão.

b) Com o aumento da concentração de terras e da mecanização da agricultura, temos o aumento do êxodo rural (movimento de saída da população do campo em busca de melhores oportunidades) em direção aos centros urbanos e a zonas de produção agrícola menos modernizadas, bem como a expulsão do trabalho vivo do processo produtivo, pois a mecanização demanda um número menor, no entanto mais qualificado, de trabalhadores proletarizados (despossuídos e remunerados por jornada de trabalho).

c) No excerto podemos observar dois tipos de propriedade. A pequena propriedade, marcada pelo emprego do trabalho familiar, de parceiros, meeiros e de arrendatários, com produção voltada para a subsistência e venda do excedente para a reprodução familiar. Em contrapartida, a segunda modalidade presente no excerto consiste na grande propriedade capitalista, voltada para os negócios e fortemente atrelada à financeirização da produção agrícola, atendendo a demandas reprodutivas do capital, nesta, o trabalho é assalariado e pago por jornada de trabalho.

5

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!