Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Algumas estrelas podem estar rodeadas de pequenos mundos rochosos e sem vida, de sistemas planetários congelados durante um estágio inicial da sua evolução. Talvez muitas estrelas possuam sistemas planetários semelhantes ao nosso; na periferia, grandes planetas com anéis gasosos e luas geladas, e, mais próximo do centro, pequenos mundos quentes, azuis-esbranquiçados e cobertos por nuvens. Em alguns, a vida inteligente pode ter evoluído, refazendo a superfície planetária com algum empreendimento massivo de construção. São nossos irmãos e irmãs no Cosmos. Serão muito diferentes de nós? Como será sua forma, bioquímica, neurobiologia, história, política, ciência, tecnologia, arte, música, religião e filosofia? Talvez algum dia o saibamos.
Carl Sagan. Cosmos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
No seio majestoso do infinito,
- Alvos cisnes do mar da imensidade, -
Flutuam tênues sombras fugitivas
Que a multidão supõe densas caligens*,
E a ciência reduz a grupos validos;
Vejo-as surgir à noite, entre os planetas,
Como visões gentis a flux dos sonhos;
E as esferas que curvam-se trementes,
Sobre elas desfolhando flores d’ouro,
Roubam-me instantes ao sofrer recôndito!
Narcisa Amália, Nebulosas. São Paulo: Via Leitura, 2024.
*caligens – nevoeiros densos; névoas
a) Indique dois elementos do cosmos mencionados por Carl Sagan que estão presentes nos poemas de Nebulosas como metáforas, explicando sua significação no poema de Narcisa Amália citado acima.
b) Aponte uma discussão sobre história, política ou ciência presente na antologia Nebulosas e explique sua relação com um ideal de irmandade (“irmãos e irmãs no Cosmos”) no contexto dos poemas.
a) No texto de Carl Sagan, os elementos “planetas”,“pequenos mundos” e “sistemas planetários” são representados metaforicamente por “esferas”, enquanto “anéis gasosos" e “nuvens” são por “densas caligens” e “alvos cisnes”. Essas formações cósmicas representam elementos de fuga para o “sofrer recôndito”, incorporando, dessa forma, o universo cósmico ao universo íntimo do eu-lírico.
b) O livro “Nebulosas” trata de questões políticas e sociais da sociedade brasileira do século XIX relacionadas à concepção de liberdade, como o abolicionismo. Devido ao contexto da época, ideais de fraternidade e igualdade também aparecem na obra de Narcisa Amália a partir da crença de que etnias e povos diversos se uniriam de forma a abolirem suas diferenças e, assim, tornarem-se “irmãos e irmãs no Cosmos”.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!