Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!


Disponívelemhttps://cartum.folha.uol.com.br/charges/.
a) Explique de que maneira a composição imagética se relaciona com o enunciado verbal “crise climática”.
b) Identifique dois recursos conotativos (em especial, figuras de linguagem) empregados na construção do bovino e discuta seu funcionamento para a geração do efeito de crítica na charge.
a) A imagem faz uma crítica ao desmatamento da vegetação natural para abrir espaços para o setor pecuário. Essa crítica se faz presente a partir da imagem do boi, que representa esse setor econômico, visto que a pecuária é uma atividade que trata do manejo de animais, comendo, como se fosse grama, a vegetação de uma floresta. Ou seja, o avanço do setor pecuário no Brasil gera um aumento da emissão de gases do efeito estufa e o desmatamento de florestas, o que contribui para a “crise climática”.
b) Pode-se observar as figuras de linguagem metonímia e metáfora. A metonímia ocorre na medida que um boi é utilizado para representar toda a atividade pecuária; a metáfora aparece no ato do boi comer árvores, visto que o ato de comê-las é usado metaforicamente para representar a consequência do avanço da atividade pecuária em direção a florestas. Também pode-se observar a figura hipérbole, já que o boi é representado com proporções gigantescas em relação à floresta, para representar o grau de influência do setor pecuário no desmatamento e na crise climática.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!