Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

A área de cobertura vegetal observada no arquipélago das Ilhas Shetlands do Sul, na Antártida, próxima à Península desse continente, aumentou de em 1986 para em 2021, indicando uma taxa de mudança acelerada nos últimos anos. Essa tendência ecoa um padrão mais amplo de esverdeamento em ambientes de clima frio, que sugere futuras mudanças generalizadas nos ecossistemas terrestres na Antártida e em seu funcionamento a longo prazo.

Imagem ilustrativa da presença de musgos na Ilha Ardley.

Ilha Ardley (62° S) e evolução temporal do Índice de Vegetação Normalizado (NDVI) e do Índice de Vegetação Verde (TCG, sigla em inglês para Tasseled Cap Greenness).
Disponível em doi.org/10.1038/s41561-024-01564-5. Adaptado.
O processo de esverdeamento (greening) da área apresentada na imagem, sua evolução temporal desde 1986 e os elementos do texto permitem concluir que
a construção de bases de pesquisa científica em diferentes pontos da área favorece a presença e a expansão dos musgos na região.
ocorre um processo natural de recomposição florística da região impulsionado pela radiação solar demonstrada pelo NDVI e TCG, desde 2016.
existe uma evidência da associação do greening à elevação da temperatura do ar e menor cobertura de gelo, demonstrado no gráfico de 2016.
os dados temporais de NDVI e TCG permanecem constantes ao longo da série histórica de dados representada para a região.
a elevação do nível do mar na região com cada vez menos umidade do ar tem como consequência o processo de greening.
Os dados apresentados mostram aumento da cobertura vegetal em ilhas da Antártida. Esse ambiente é originalmente recoberto por neve e gelo. Ocorreu exposição do solo por conta da elevação da temperatura, favorecendo o desenvolvimento pronunciado da vegetação.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!