Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O conceito de mercado de carbono foi formalizado a partir do Protocolo de Kyoto, em 1997, e foi impulsionado pelo Acordo de Paris, em 2015. No Brasil, o mercado de créditos de carbono foi formalizado em dezembro de 2024. Indique a alternativa que explica corretamente a ideia central acerca dos créditos de carbono.
Países com mais florestas devem receber créditos financeiros de países menos florestados para manter a floresta em pé.
Créditos de carbono correspondem a um aumento da taxa fotossintética e uma maior conversão de em matéria orgânica pelas florestas tropicais.
Créditos de carbono são obtidos por qualquer país, mesmo os mais industrializados, pela redução da emissão de e seus equivalentes na atmosfera.
Países industrializados geram muitos créditos de carbono, que podem ser repassados aos países menos poluidores, via mercado de carbono.
Há um limite de créditos de carbono que cada país pode emitir, estabelecido internacionalmente; ultrapassado tal limite, o país sofre sanções econômicas.
O mercado, ou crédito de carbono, surgiu formalmente num contexto de COP3 em 1997, que deu origem ao Protocolo de Kyoto. Os países do Norte global assumiram compromissos para a redução dos gases de efeito estufa em Kyoto. O mercado de carbono é um mecanismo para terceirização das responsabilidades de despoluição mediante pagamento, ou seja, é um mercado que negocia o “direito de poluir”. Os países dotados de metas de despoluição compravam créditos de carbono dos países desprovidos de metas, isto é, os países do Sul global adotavam estratégias de redução de carbono na atmosfera; cada tonelada de carbono retirada da atmosfera equivale a um crédito negociado por um determinado valor. O Acordo de Paris de 2015 reforçou o mercado de créditos de carbono entre países dotados de metas menores e maiores de despoluição.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!