Questão 11 - Prova V2 - Fuvest 2026

Gabarito

Questão 11

Objetiva
11

As cores das águas dos rios são resultado de transformações físico-químicas, indicando fatores como os sólidos (material inorgânico) em suspensão (SIS) e o material orgânico dissolvido (MOD). A classificação científica das águas amazônicas mais utilizada é a de Harald Sioli (1950), que identificou três tipos: Brancas (alta concentração de SIS), Pretas (alta concentração de MOD) e Claras (baixas concentrações de SIS e MOD). Pesquisas mais recentes que analisam dados hidroquímicos têm indicado uma composição química mais variada nas águas amazônicas, dividindo os rios da região também em dois tipos intermediários: A (subtipo das águas claras) e B (subtipo que está entre as águas brancas e pretas).

Principais rios da Região Hidrográfica Amazônica

Atlas da Amazônia Brasileira, 2025. Adaptado.

A partir das informações do mapa e do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

  1. A

    As águas Pretas com alto teor orgânico na Amazônia são provenientes dos processos erosivos e localizam-se em áreas de Terras Pretas de Índio, o que caracteriza a coloração escura exclusiva da sub bacia do Rio Negro, diferindo das demais regiões amazônicas.

  2. B

    A baixa concentração de SIS e MOD nas águas Claras é resultado dos garimpos ilegais na Amazônia, devido à utilização de mercúrio e dos agrotóxicos nos cultivos da soja nas regiões onde há maior desmatamento.

  3. C

    A classificação intermediária do tipo A tem características hidroquímicas alteradas devido ao impacto direto e indireto de mudanças no uso do solo, além de grandes projetos de infraestrutura em toda parte norte-oriental da bacia amazônica.

  4. D

    As águas intermediárias tipo B, com baixa concentração SIS e MOD, localizadas sobretudo no Baixo Amazonas, possuem essas características devido às mudanças no uso do solo nas últimas décadas e por ser uma área com muitos igarapés.

  5. E

    As águas Brancas, como as do Rio Solimões, com alta concentração de SIS, têm essas características hidroquímicas devido aos processos erosivos de regiões a montante, como, por exemplo, as nascentes do rio Amazonas na Cordilheira dos Andes.

Gabarito:
    E

O mapa da bacia hidrográfica amazônica diferencia os rios com águas que transportam alta carga sedimentar (águas brancas), os rios com mais matéria orgânica dissolvida (águas pretas) e os rios com carga híbrida (sedimentar e orgânica em águas claras). 

O Rio Amazonas, na altura da cidade de Manaus, passa a receber esse nome a partir do encontro famoso das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões.

O rio Negro recebe esse nome porque transporta alta quantidade de matéria orgânica (MOD). O rio Solimões tem esse aspecto barrento devido à alta quantidade de sedimentos carregados (SIS) desde a sua porção mais elevada, junto às nascentes na Cordilheira dos Andes. É importante lembrar que montante é a parte situada rio acima, portanto, junto à nascente nas partes mais altas do rio.

11

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!