Questão 1 - Prova V3 - Fuvest 2026

Gabarito

Questão 1

Objetiva
1

Francisco Ruiz Gijón (1683-1720), Santíssimo Cristo da Expiação, popularmente conhecido como Cristo Cachorro. Escultura em madeira,1682 (detalhe).

A partir da comparação entre a escultura Cristo Cachorro, de Francisco Ruiz Gijón, e o livro O Cristo cigano, de Sophia de Mello Breyner Andresen, inspirado por ela, depreende-se:

Alternativas

  1. A

    A escultura barroca Cristo Cachorro prenuncia os traços modernistas do livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma vez que a faca, metáfora central do poema, pensada a partir de um objeto do cotidiano, está indiretamente presente na escultura como o instrumento cortante utilizado para sua criação.

  2. B

    Tanto a escultura Cristo Cachorro, enquanto obra barroca, quanto o livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, obra modernista, revelam, na precisão dos detalhes anatômicos e na personalização do objeto faca, respectivamente, o desaparecimento da visão da arte enquanto ligação com o divino e a concepção da morte como fim absoluto.

  3. C

    Na precisão dos detalhes anatômicos e na concepção do Cristo como um ser humano perfeito e unido ao divino pela morte, a escultura Cristo Cachorro revela a visão barroca do mundo, enquanto o livro de Sophia de Mello Breyner Andresen revela seu traço moderno na despersonalização do humano, ao propor a faca e o amor como condutores da ação.

  4. D

    A elaboração metonímica do corpo do Cristo no Cristo Cachorro, atenta aos detalhes, revela uma antecipação de traços modernistas nessa escultura barroca, enquanto a comparação entre amor e morte no livro de Sophia de Mello Breyner Andresen revela os traços tardiamente românticos de seu estilo poético.

  5. E

    A precisão de detalhes anatômicos e o equilíbrio de traços alcançados pelo artista na elaboração da escultura Cristo Cachorro revelam a visão barroca da arte como vitória do humano sobre o divino, enquanto o livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, ao ocultar a imagem do cigano e resumi-la a uma voz em agonia, revela a concepção modernista de um mundo sem Deus.

Gabarito:
    C

A questão propõe estabelecer a diferença entre dois momentos da história da arte e da literatura: o Barroco e o Modernismo. 

A imagem do Cristo Cachorro está associada aos valores religiosos do Barroco, que viam na imagem de Cristo na cruz o símbolo impressionante da sua humanidade e do seu caráter divino de Salvador.  

O livro de Sophia de Mello Breyner usa recursos da poesia modernista de João Cabral de Mello Neto ao construir uma narração em torno da polissemia da palavra “faca” e do amor como elemento que leva a dilemas éticos.  

Na medida em que as figuras do escultor e do cigano são reduzidas a meras indicações gerais, sem aprofundamento histórico, pode-se falar de uma relativa despersonalização, bem distante do sentimentalismo romântico ou da verossimilhança realista.  

1

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!