Questão 45 - Prova V3 - Fuvest 2026

Gabarito

Questão 45

Objetiva
45

     Quando no dia seguinte, também no final da tarde, Fio Jasmim se dirigiu para a pequena joalheria, ele pensou em ser mais cuidadoso ao pronunciar qualquer nome de mulher perto de Dolores dos Santos. Quando contou o incidente para os companheiros maquinistas, os mais velhos riram dele e perguntaram qual o motivo de ele estar tão preocupado com a pequena distração cometida. Nem ele sabia bem o porquê. Entretanto, não gostava de pronunciar o nome da esposa para outras mulheres. A de casa é santa, pensava ele. Se ele tivesse dito pelo menos Juventina, seria mais fácil explicar. Assustado com o próprio pensamento, Fio Jasmim não entendia o que estava se passando com ele. Estaria por acaso pensando em alguma conquista? Ouvira dizer que ela era uma mulher namoradeira, mas que não parava com homem algum, tinha um gênio indomável. Todas essas considerações não lhe importavam, não estava interessado na mulher. Mas e se ela estivesse interessada nele... 

Conceição Evaristo. Canção para ninar menino grande

No romance de Conceição Evaristo, Fio Jasmim, por meio de suas viagens, é o elo que agrega as várias personagens femininas que se relacionam com ele. De acordo com essa consideração, Fio Jasmim 

Alternativas

  1. A

    atende a uma forma de masculinidade que rompe com os estereótipos, expressando uma identidade inovadora e desvinculada das expectativas sociais. 

  2. B

    relaciona-se com as personagens femininas de maneira igualitária e com respeito mútuo, que não correspondem às dinâmicas de poder desiguais. 

  3. C

    reproduz uma masculinidade estereotipada por meio de atitudes que, em larga medida, atendem às expectativas sociais e culturais, reproduzindo estereótipos do gênero. 

  4. D

    resiste a expectativas internas e externas, o que subverte um esperado comportamento masculino. 

  5. E

    sente culpa e arrependimento por seu comportamento com mulheres, apesar de reforçar ideais de virilidade e dominação do estereótipo da masculinidade. 

Gabarito:
    C

O trecho citado exemplifica a conduta de Fio Jasmim como homem casado de vida dupla, que considera a esposa uma santa e busca diversão e prazer nas conquistas amorosas fora do casamento. Trata-se, portanto, de um comportamento masculino estereotipado, que corresponde às expectativas sociais dos papéis de gênero. Vale ressaltar que, segundo a obra, Fio Jasmim aprendeu com seu pai que era importante ter casos com muitas mulheres.  

45

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!