Questão 44 - Prova V3 - Fuvest 2026

Gabarito

Questão 44

Objetiva
44

     A família de Neide fazia questão de conservar o pomposo sobrenome, “Paranhos”, herdado dos tempos da escravatura. A manutenção do nome dos descendentes dos antigos colonizadores, cuja família era tradicional na cidade, para o clã descendente de africanos escravizados, ganhara um sentido de enfrentamento aos brancos “Paranhos”. Para além de ser um destino histórico, era uma velada reivindicação de uma fortuna familiar dos brancos, que em grande parte era de pertença dos negros “Paranhos”. 

Conceição Evaristo. Canção para ninar menino grande

No excerto, o uso do mesmo nome por uma família branca e uma família negra indica 

Alternativas

  1. A

    a ascensão social dos “Paranhos” negros após o fim da escravidão, alcançada por meio dos programas governamentais de ajuda a ex-escravizados, e a decadência dos “Paranhos” brancos trazida pela crise do café. 

  2. B

    o racismo expresso nas ações e decisões das instituições políticas monárquicas, provenientes do período colonial, e a manutenção da dominação socioeconômica dos “Paranhos” negros pelos “Paranhos” brancos. 

  3. C

    a persistência de um vínculo desigual entre as famílias, oriundo do período da escravidão, e um esforço dos “Paranhos” negros de afirmar sua participação no enriquecimento dos “Paranhos” brancos. 

  4. D

    o esforço de construção de uma ordem social harmoniosa, desenvolvida durante a Primeira República, e a persistência de ressentimentos e rivalidades pessoais entre os “Paranhos” brancos e os “Paranhos” negros. 

  5. E

    a dependência financeira dos “Paranhos” negros em relação aos “Paranhos” brancos, provocada por sua condição de escravizados, e a valorização da mistura racial como característica de formação do povo brasileiro. 

Gabarito:
    C

A família de Neide era descendente de escravizados pertencentes à família Paranhos, uma importante família branca local. Após a abolição da escravidão, a família de Neide manteve o sobrenome “Paranhos” de seus antigos proprietários. No entanto, os “Paranhos negros” se tornaram uma família próspera de proprietários rurais. A manutenção do sobrenome “Paranhos”, por parte de uma família negra, não só mostra os vínculos desiguais de poder herdados da época da escravidão, mas também sinaliza o desejo que os “Paranhos negros” tinham de mostrar que a riqueza dos “Paranhos brancos” era, em grande parte, resultante do trabalho dos escravizados. 

44

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!