Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

A África Oriental utiliza recursos geotérmicos para gerar cerca de 630 MW por ano. O Quênia é o líder africano em usinas geotérmicas em operação, totalizando mais de 40% da produção total de eletricidade do país.
Mapa do potencial geotérmico da África

Disponível em https://doi.org/10.1186/s40517-022-00219-1. Adaptado.
Assinale a alternativa correta sobre o processo geológico e sua consequência no terreno que explica a exploração de energia geotérmica no Quênia, respectivamente:
Movimento transcorrente; morros testemunhos.
Intemperismo químico; formação de relevos de cuesta.
Movimento divergente de placas; rift valley.
Processos erosivos contínuos; formação de cânions.
Movimento convergente; cadeias montanhosas.
As usinas geotérmicas são instalações que fazem uso do calor interno da Terra para produção de energia, por isso são mais frequentes ao longo dos cinturões de fogo, áreas sujeitas a atividades vulcânicas nos limites entre placas tectônicas ou em grandes zonas de falhamentos interiores com derramamento de lava. O Quênia, líder africano em produção energética geotérmica, está situado numa enorme zona de falhamento denominada Rift Valley; trata-se de um processo em curso de ruptura da placa africana, que dará origem, no futuro, à placa Somali.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!