Questão 28 - Prova V2 - Fuvest 2026

Gabarito

Questão 28

Objetiva
28

     No Afeganistão, em vinte anos de guerra, morreram mais de 157 mil pessoas; no Iraque, de 2003 até hoje, dez anos depois de as tropas americanas se retirarem do país, foram mortas entre 308 e 600 mil; e no Paquistão, o aliado dos Estados Unidos na Guerra ao Terror, 70 mil.

     As violações de direitos humanos por militares americanos, como os abusos e a tortura de prisioneiros, muitas vezes inocentes, na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, e na base de Guantánamo, em Cuba, geraram ainda mais ressentimento nas populações desses países.

     A Guerra ao Terror provocou mais radicalização religiosa, conflitos internos, forçou milhões de pessoas a abandonar suas casas e a fugir para outros países, aumentando ainda mais o preconceito em relação a muçulmanos e árabes. Dizem que o mundo nunca mais foi o mesmo depois do Onze de Setembro.

Simone Duarte. O vento mudou de direção: o Onze de Setembro que o mundo não viu. São Paulo: Fósforo, 2021.

 

O excerto traz informações sobre a atuação militar norte-americana na Ásia após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e afirma que essas investidas militares

Alternativas

  1. A

    provocaram novos confrontos locais e mundiais e acirraram perseguições de caráter étnico e religioso.

  2. B

    definiram uma nova ordem internacional e promoveram o bilateralismo que hoje caracteriza as relações entre as duas superpotências.

  3. C

    consolidaram a hegemonia das organizações e alianças militares ocidentais nas áreas de conflito étnico e religioso do Oriente Médio e do Sul asiático.

  4. D

    contribuíram para o estabelecimento da paz no mundo árabe, ao custo de terem provocado mais de quinhentas mil mortes em países asiáticos.

  5. E

    erradicaram as organizações terroristas responsáveis pelos atentados, embora tenham recorrido a práticas contrárias aos princípios humanitários defendidos pela ONU.

Gabarito:
    A

O texto descreve as consequências das invasões dos EUA ao Afeganistão e ao Iraque, no contexto da chamada “Guerra ao Terror”. No segundo e no terceiro parágrafo, lê-se que “as violações de direitos humanos por militares americanos (...) geraram ainda mais ressentimento nas populações desses países” e “provocou mais radicalização religiosa, conflitos internos, forçou milhões de pessoas a abandonar suas casas e a fugir para outros países, aumentando ainda mais o preconceito em relação a muçulmanos e árabes. Dizem que o mundo nunca mais foi o mesmo depois do Onze de Setembro”. Esses trechos apontam para a alternativa A. 

O texto não aborda a criação de uma nova ordem internacional específica nem a promoção do bilateralismo entre superpotências. O texto foca em mortes, abusos e ressentimento. Os conflitos mencionados não contribuíram para estabelecer a paz no mundo árabe e não erradicaram as organizações responsáveis pelos atentados de 11 de setembro de 2001, fatores que eliminam as demais alternativas. 

28

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!