Questão 88 - Prova V2 - Fuvest 2026

Gabarito

Questão 88

Objetiva
88

     Na documentação jesuítica quinhentista, há constantes referências ao desejo dos índios de entregarem seus filhos para que fossem ensinados pelos padres. Talvez o ensino das crianças indígenas pudesse representar, também, uma possibilidade de estabelecer alianças entre grupos indígenas e padres, revelando outra dimensão da evangelização das crianças como ‘grande meio’ para se converter o gentio. É difícil determinar ao certo qual foi a imagem a respeito dos portugueses construída pelas várias tribos indígenas e, principalmente, dos religiosos da Companhia de Jesus, mas a construção de alianças, a partir das crianças (os índios dando seus filhos), pode ter constituído uma possibilidade frutífera de relacionamento para alguns grupos.

Rafael Chambouleyron. “Jesuítas e as crianças no Brasil quinhentista”. In: Mary del Priore. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.

Com base no excerto, é correto afirmar:

Alternativas

  1. A

    A aliança entre grupos indígenas e padres implicava total submissão dos primeiros aos segundos.

  2. B

    A catequização das crianças significava uma estratégia de construção de relacionamento entre os povos envolvidos na colonização portuguesa.

  3. C

    A documentação evidencia a imagem que as várias tribos indígenas tinham a respeito dos portugueses.

  4. D

    As ações pedagógicas visavam preparar os indígenas para a administração colonial.

  5. E

    A instrução religiosa era o único objetivo no ensino de crianças indígenas.

Gabarito:
    B

De acordo com o excerto, a documentação jesuítica quinhentista refere-se ao desejo de alguns grupos indígenas de entregarem seus filhos para a catequese, isto é, para o ensino religioso católico promovido pelos padres jesuítas. Esse comportamento, segundo o texto, teria ocorrido como uma estratégia de aliança de determinados grupos indígenas com os membros da Companhia de Jesus. 

88

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!