Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Na documentação jesuítica quinhentista, há constantes referências ao desejo dos índios de entregarem seus filhos para que fossem ensinados pelos padres. Talvez o ensino das crianças indígenas pudesse representar, também, uma possibilidade de estabelecer alianças entre grupos indígenas e padres, revelando outra dimensão da evangelização das crianças como ‘grande meio’ para se converter o gentio. É difícil determinar ao certo qual foi a imagem a respeito dos portugueses construída pelas várias tribos indígenas e, principalmente, dos religiosos da Companhia de Jesus, mas a construção de alianças, a partir das crianças (os índios dando seus filhos), pode ter constituído uma possibilidade frutífera de relacionamento para alguns grupos.
Rafael Chambouleyron. “Jesuítas e as crianças no Brasil quinhentista”. In: Mary del Priore. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.
Com base no excerto, é correto afirmar:
A aliança entre grupos indígenas e padres implicava total submissão dos primeiros aos segundos.
A catequização das crianças significava uma estratégia de construção de relacionamento entre os povos envolvidos na colonização portuguesa.
A documentação evidencia a imagem que as várias tribos indígenas tinham a respeito dos portugueses.
As ações pedagógicas visavam preparar os indígenas para a administração colonial.
A instrução religiosa era o único objetivo no ensino de crianças indígenas.
De acordo com o excerto, a documentação jesuítica quinhentista refere-se ao desejo de alguns grupos indígenas de entregarem seus filhos para a catequese, isto é, para o ensino religioso católico promovido pelos padres jesuítas. Esse comportamento, segundo o texto, teria ocorrido como uma estratégia de aliança de determinados grupos indígenas com os membros da Companhia de Jesus.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!