Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Uma das fotografias mais icônicas do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado (1944-2025), "Serra Pelada", foi incluída pelo jornal The New York Times em uma seleção de 25 imagens que definem a modernidade desde 1955. O jornal destacou a escala impressionante e a força visual da composição, registrada em 1986. Serra Pelada, no coração da floresta amazônica, no leste do Pará, ficou conhecida como o maior garimpo a céu aberto do mundo.
Em sua última entrevista concedida à Rádio França Internacional na Normandia, no norte da França, em março deste ano, Sebastião Salgado compartilhou reflexões sobre sua trajetória, a essência da fotografia e o papel da inteligência artificial na arte. Leia a seguir um fragmento dessa entrevista.

Disponívelemhttps://g1.globo.com/.Adaptado.
“Cada vez que você aperta no botãozinho da câmera e faz uma imagem, você faz um corte representativo do planeta naquele momento, e você só o faz naquele momento. Precisa ter a realidade em frente para essa imagem existir, para ela ser vista como fotografia, senão ela vai ser vista como um objeto criado como um artistismo, mas não como fotografia. Fotografia é a memória da sociedade”.
“A inteligência artificial não vai mudar nada na fotografia, porque só pode criar a partir do que já existe. Pode imaginar, transformar, mas a fotografia é outra coisa, não são as imagens que você faz com o celular, isso é uma linguagem de comunicação por imagem, mas que não tem nada a ver com a memória. Eu fico com pena dos bebezinhos de hoje que os pais fotografam com isso [smartphones], mandam as imagens para uns e outros, mas a memória não permanece. O dia em que ele perder o telefone, que ele mudar o sistema, uma parte das imagens vai desaparecer, isso não interessa mais.”
Disponível em https://www.cartacapital.com.br/. Adaptado.
a) A partir da observação da fotografia e da leitura do fragmento, explique por que Sebastião Salgado considera a fotografia como “memória da sociedade”.
b) Que significado pode ser atribuído à palavra “artistismo”, usada por Sebastião Salgado em sua entrevista?
a) Na visão do artista, a linguagem da fotografia registra um “corte representativo da realidade do planeta naquele momento” capaz de permanecer na memória social. Isso está presente na fotografia de Serra Pelada, que retrata um episódio importante da história mundial em relação à exploração da natureza e da mão de obra humana, em contraste com a efemeridade das imagens feitas por smartphones, mencionadas por ele na entrevista.
b) O sufixo “-ismo”, que significa “modo de pensar e ser”, em conotação negativa, pode indicar exagero e afetação, como na palavra “preciosismo”, por exemplo. No texto, ele é usado para formar “artistismo”, a partir da palavra “artista”, para se referir a um fazer artístico artificial, que imita o verdadeiro, mas não mantém sua essência.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!