Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

O cortiço é o centro de convergência, o lugar por excelência, em função do qual tudo se exprime. Ele é um ambiente, um meio – físico, social, simbólico – vinculado a um certo modo de viver e condicionando certa mecânica das relações. Mas além e acima dele, há outro meio mais amplo, a “natureza brasileira”, que desempenha papel essencial, o de uma natureza poderosa e transformadora.
Antonio Candido. “De cortiço a cortiço”. Novos Estudos CEBRAP, n. 30, julho de 1991. Adaptado.
Memórias de Martha é ambientado em um cortiço. Considerando as reflexões de Antonio Candido sobre esse espaço tipicamente urbano e o romance de Júlia Lopes de Almeida, responda:
a) O cortiço, em Memórias de Martha, configura-se como “o centro de convergência, o lugar por excelência, em função do qual tudo se exprime”? Explique a sua resposta.
b) Qual é a força “poderosa e transformadora” que provoca a mudança das condições sociais da protagonista em Memórias de Martha? Justifique a sua resposta.
a) Não, pois no romance “Memórias de Martha” o cortiço é um espaço que, embora parte da vida de Martha e de sua mãe aconteça nele, é representado como um local de passagem, visto que ambas se mudam de lá quando Martha obtém seu primeiro emprego.
b) Pode-se dizer que a educação age como uma força “poderosa e transformadora” em “Memórias de Martha”, visto que é a partir dos estudos que Martha ascende socialmente e transforma a condição social sua e de sua mãe.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!