Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

A palavra ARARA, para além da beleza da ave e de ser um palíndromo, é comumente utilizada em exercícios de análise combinatória e probabilidade, pois é formada por cinco letras, com apenas duas letras distintas. Supondo que as letras dessa palavra estão numa urna em que a retirada de cada uma das letras é equiprovável, responda:
a) Qual a probabilidade de sortear duas letras, sem reposição, formando a palavra AR, isto é, sortear a primeira letra A e, sem a reposição, sortear a segunda letra R?
b) Qual a probabilidade de sortear 5 letras, sem reposição, e formar novamente a palavra ARARA?
c) Supondo agora que as letras colocadas na urna são coloridas, isto é, ARARA, qual a probabilidade de sortear novamente, sem reposição, 5 letras que formem a palavra ARARA com a mesma coloração inicial?
a) Na urna há, inicialmente, 3 letras A e 2 letras R, totalizando 5 letras. A probabilidade de que a primeira letra retirada seja a letra A é .
Como não há reposição, na segunda retirada há 2 letras R disponíveis na urna, de um total de 4 letras. Logo, .
Logo, a probabilidade de formar a palavra AR, , é:
b) Analogamente ao item anterior, a probabilidade de se retirar as letras A, R, A, R e A, nesta ordem, sem reposição, é
c) Como as letras possuem cores diferentes, elas são elementos distintos. O total de maneiras em que podemos retirar as cinco letras, sem reposição, é:
Em apenas um desses casos as letras aparecem na ordem e nas cores especificadas (ARARA). Logo, a probabilidade P pedida é:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!