Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Um dos decaimentos radioativos mais relevantes é o decaimento alfa (), em que um núcleo pesado, como Polônio 210 ou Urânio 235, decai emitindo uma partícula , que é essencialmente um núcleo de Hélio formado por 2 prótons e 2 nêutrons. Como são partículas eletricamente carregadas, as partículas podem ser aceleradas/desaceleradas por campos elétricos e/ou magnéticos. Por conta disso, embora sejam emitidas com energias da ordem de MeV, as partículas perdem (transferem) grande parte dessa energia ao interagir com moléculas e átomos, seja no ar ou em tecidos biológicos. Nos itens a seguir, considere uma partícula que foi emitida com energia cinética inicial de 5,30 MeV.
a) Se a partícula perde energia a uma taxa de 100 keV/µm ao penetrar um tecido biológico como a pele, ela conseguiria atravessar a epiderme, que tem espessura de 0,1 mm? Justifique a sua resposta.
Considere uma situação em que a partícula está se movendo sob a ação de um campo elétrico uniforme na mesma direção e em sentido oposto à sua velocidade, conforme mostra a figura:

b) Se o campo elétrico tem módulo de , determine a magnitude da força elétrica que atua sobre a partícula .
c) Qual a magnitude do campo elétrico necessária para que a partícula perca 1% de sua energia cinética inicial após percorrer 10 cm sob a ação desse campo?
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!