Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

“O meu ensino recebeu tanta força e autoridade que aqueles que anteriormente aderiam com mais veemência àquele nosso mestre, e que molestavam ao máximo o meu ensino, acorreram em revoada às minhas aulas, e aquele mesmo que havia sucedido ao meu mestre na escola-catedral de Paris me ofereceu o seu lugar, a fim de que aí mesmo, junto com os outros, ele se inscrevesse entre os meus alunos, onde antes florescera aquele que fora o seu e o meu mestre. No entanto, não é fácil exprimir como, poucos dias depois de eu aí reger a cadeira de dialética, meu mestre começou a consumir-se de inveja, e com que sofrimento se atormentava, de tal modo que, não sustentando por muito tempo o ardor da miséria que o dominara, empreendeu astutamente conseguir a minha remoção. Mas como não tinha motivo para agir contra mim abertamente, resolveu
privar da escola, sob a acusação de crimes detestáveis, aquele que me cedera o seu lugar de professor e que foi substituído na sua função por um outro que fora outrora meu rival. Então voltei a Melun e aí estabeleci a minha escola como antes, e quanto mais claramente a sua inveja me perseguia tanto mais autoridade ele me proporcionava.”
ABELARDO, Pedro. “A história das minhas calamidades: carta autobiográfica”. In: Os pensadores. 2ª ed. São Paulo: Abril, 1979, tradução: Ruy Afonso da Costa Nunes.
Abelardo (1079-1142) foi um dos iniciadores do movimento que deu origem à Universidade de Paris. Como demonstra o excerto apresentado, ocorreu um desenvolvimento espontâneo de escolas, que foi determinante para a consolidação das primeiras universidades europeias na Baixa Idade Média. Considerando o excerto,
a) apresente uma característica das formas de transmissão de conhecimento na Baixa Idade Média, período no qual esse texto foi escrito.
b) explique o grau de autonomia das universidades medievais, frente às demais instâncias de poder na Baixa Idade Média.
c) é possível afirmar que as universidades se estruturavam em torno da autoridade intelectual de um mestre? Justifique sua resposta.
a) Uma característica das formas universitárias de transmissão de conhecimento que aparece explicitamente no excerto é a competitividade. O período em que o texto foi escrito enxerga o surgimento das universidades europeias, sendo Pedro Abelardo considerado fundador da Universidade de Paris. Assim, o texto revela uma notável disputa de posições teóricas entre os membros da academia. Como outra característica, pode-se citar a arrogância no tocante ao conhecimento erudito. Havia, ainda, na Baixa Idade Média, inúmeras outras formas de transmissão do saber, como o conhecimento das corporações de ofícios e da cavalaria, ambos baseados na transmissão oral do saber, e o transmitido pela ação da Igreja, tanto a partir dos monastérios quanto a partir das escolas episcopais.
b) As universidades tinham autonomia jurídica e organizacional. Isso fica claro pois o texto de Abelardo demonstra uma relativa improvisação na consolidação de novas instituições, que se organizavam a partir de interesses específicos ou a partir de conflitos entre professores ou entre estes e os estudantes. Ademais, o termo em latim "Universitas" significa organização ou associação, referindo-se, aqui, à comunidade de mestres e estudantes.
c) Sim, é possível afirmar que as universidades medievais se estruturavam em torno da figura de um mestre. Isso pois os professores universitários, mais que simples transmissores de conhecimento, constituíam-se em autoridades morais e intelectuais internas à comunidade acadêmica. Desse modo, os atributos esperados dos docentes se ligavam à sua conduta pessoal tanto quanto à sua erudição (deveria ser leal a seus estudantes e paciente e rigoroso no trato de seus ensinamentos, além de ser capaz de usar o método escolástico, de interpretar textos complexos e de expressar com clareza o pensamento dos autores clássicos). Resulta que, como se pode observar no texto, os professores universitários tinham suas reputações formadas com base na demonstração, a partir da palavra, dos descritos atributos. Por isso, os docentes, organizadores das instituições acadêmicas, colocam-se como mestres.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!