Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Na nação insular de Tuvalu, na Polinésia, mais de 3 mil pessoas – quase um terço da população local – estão se candidatando para deixar a ilha. Sua terra natal, uma cadeia de nove atóis no Oceano Pacífico situados a apenas 4,5 metros acima do nível médio do mar, está sendo gradualmente submersa pela água. As imagens indicam a situação das áreas da capital do país em 2024 e projeções para 2050 e 2100.
Funafuti, capital de Tuvalu.

Em 2021, o então ministro das Relações Exteriores de Tuvalu, Simon Kofe, colocou-se de pé, com água até os joelhos e gravou seu discurso para a 26ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-UNFCCC), realizada em Glasgow, Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021.
Fonte: Tuvalu Foreign Ministry/Reuters. Adaptado.

Com base nas informações apresentadas e em seus conhecimentos sobre a dinâmica climática global, responda:
a) Que fenômeno é possível identificar nas imagens?
b) Explique dois impactos negativos que esse fenômeno pode representar para os países com baixas altitudes.
c) Indique uma ação ambiental, a ser adotada pela população, e uma ação política, a ser adotada pelos governantes, para mitigar o impacto desse fenômeno.
a) O fenômeno apresentado na imagem trata-se da elevação do nível do mar.
b) O avanço do nível do mar pode ocasionar impactos como a perda da produção agrícola e de moradias.
c) Uma ação ambiental que pode ser adotada pela população é o uso racional da água, evitando o desperdício. Os governantes podem adotar como ação política o uso sustentável da água, como uma política de racionamento para evitar o esgotamento do recurso.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!