Dissertativas 5 - Dia 2 - Fuvest 2025

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 5

Dissertativa
5

Mais da metade do deserto do Saara recebe menos de 25 mm de precipitação ao longo do ano. Porém, devido a uma anomalia de precipitação, grande parte desse deserto apresentou neste ano (2024) chuvas muito acima do normal, potencialmente atingindo um máximo de 500% da média anual e mais de 1000% da precipitação normal nas regiões centrais. Embora essa quantidade possa não parecer alta, consideradas as médias históricas, o volume de chuvas de poucos dias em algumas áreas foi equivalente aos totais anuais. 

Disponível em https://metsul.com/ (Adaptado). 

Área do deserto do Saara antes das chuvas, em 14 de agosto de 2024, e após as chuvas, em 10 de setembro de 2024. 

Disponível em NASA, 2024. 

Sobre as chuvas na região do deserto do Saara e as imagens de satélite, responda: 

a) Qual o principal sistema atmosférico responsável pela formação de chuva para essa região do deserto do Saara?

b) Indique dois aspectos positivos resultantes desse aumento de precipitações.

c) Explique um impacto ambiental observado após a ocorrência anômala de chuvas nessa região do Saara.

Resolução:

a. O sistema responsável pelo aumento significativo das chuvas é denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principalmente quando se analisa o seu deslocamento ao Norte, como é demonstrado pelo aumento expressivo dos corpos hídricos na porção norte e nordeste da segunda imagem.

A Zona de Convergência Intertropical, também chamada de Cinturão Tropical de Instabilidade, é responsável pelas instabilidades atmosféricas ao redor da Linha do Equador, que resultam no encontro dos ventos alísios de ambos os hemisférios e no aumento das chuvas na área em questão.

Vale destacar que o período apontado pelo enunciado (agosto e setembro) é marcado pela ocorrência do verão no Hemisfério Norte, uma vez que a região do Deserto do Saara encontra-se próxima ao Trópico de Câncer (verão a partir de junho).

b. Como resultados positivos, podem-se citar o aumento da quantidade de corpos hídricos em uma região tipicamente árida, ampliando a oferta de água para uso doméstico e para as atividades diárias dos povos da região, como o armazenamento em cisternas, o que resulta em maior qualidade de vida para populações que convivem com a escassez hídrica. Outro aspecto positivo está relacionado à utilização dos recursos hídricos oriundos da chuva para a irrigação dos cultivos agrícolas e para a alimentação dos rebanhos e demais atividades pecuárias.

c. O aumento expressivo das chuvas em um curto período tem como principal impacto ambiental o aumento das inundações, ocasionando o deslocamento de parte da população local da região do Saara; além disso, intensifica-se a ocorrência de processos erosivos, agravados pela elevada incidência de chuvas e dos processos de erosão laminar.

5

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!