Dissertativas 1 - Dia 2 - Fuvest 2025

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 1

Dissertativa
1

Em competições esportivas, os atletas que alcançam as três primeiras posições são condecorados com medalhas denominadas ouro, prata e bronze. Contudo, na Olimpíada e na Paralimpíada de Paris, a composição das medalhas de ouro e de bronze entregues aos atletas, descrita na Figura 1, não corresponde ao que seus nomes sugerem. A medalha de ouro é apenas revestida com esse metal. A medalha de bronze, que deveria ser composta por 67% em massa de cobre e 33% em massa de estanho, possui outra composição.

a) Preencha, no quadro da folha de respostas, qual deveria ser a massa de cada um desses metais, Cu e Sn, em uma medalha olímpica de 437 g para que ela fosse de fato de bronze?

b) Considere que a ginasta Rebeca Andrade, condecorada com medalhas de ouro e de prata em Paris, decida utilizá-las para construir uma pilha. Para isso, ela retirou o hexágono de ferro das medalhas e esquematizou a pilha representada na Figura 2. Sabendo que a atleta dispõe de duas soluções, AgNO3 e AuNO33, ambas de concentração 1 mol/L, complete, na folha de respostas, em qual compartimento cada solução deve ser adicionada para que a pilha funcione. Com a pilha funcionando, indique qual metal se deposita sobre qual medalha.

c) Um dos problemas da obtenção de Au é o uso indiscriminado de Hg pelo garimpo. Nesse processo, 3 g de Hg dissolvem 1 g de Au para formar um amálgama. O Au é purificado aquecendo o amálgama e evaporando o Hg. Considerando que cada tonelada de sedimento de determinado rio contenha 8g de Au, qual a massa de sedimento necessária para extrair os 6 g de Au presentes na medalha de Au? Assumindo que 60% do Hg evaporado para a produção dessa medalha alcancem um corpo d’água de 6 milhões de litros e que a legislação brasileira adota a concentração de 1×10-6 g de Hg/L como limite, esse corpo d’água seria considerado próprio para consumo em relação ao Hg? Apresente os cálculos.

Note e adote:

Au3++3 e-Au0       E°=+1,5  VAg++1 e-Ag0         E°=+0,8  V

Resolução:

a. Medalha de bronze: 67% em massa de Cu; 33% em massa de Sn.

m = 437 g

437 g100%x67%x = 292,8 g de Cu

437 g100%x33%x = 144,2 g de Sn

b. 

ERED°Au>ERED°Ag, assim o ouro vai reduzir e a prata, oxidar. As semirreações de redução e oxidação são, respectivamente:

Au+3+3 e-Au0Ag0Ag++1 e-

O metal Au se deposita na medalha de ouro, aumentando sua massa. De forma oposta, a medalha de prata irá sofrer corrosão, o que diminui a sua massa.

c. Dados da questão:

3 g de Hg1 g de AuVH20=6·10-6 LCHglimite=1·106 g de Hg/L

1 tonelada de sedimento8 g de Aux6 g de Aux =  0,75 tonelada de sedimento

3 g de Hg1 g de Aux6 g de Aux = 18 g de Hg

18 g de Hg100%x60%x = 10,8 g de Hg

CHg=10,8 g6·106 L=1,8·10-6 g de Hg/L

CHg>CHglimite, assim o corpo d'água não é considerado próprio para consumo em relação ao Hg.

1

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!