Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Na Olimpíada de Paris, realizada em 2024, a atleta Victória Borges, da equipe de Ginástica Artística, apresentou um quadro de contratura muscular na panturrilha, que prejudicou o seu desempenho durante a apresentação. Nos episódios de contratura muscular, o músculo, ou um grupo de músculos, fica permanentemente contraído, levando à dor localizada. Várias são as causas que podem levar à contratura muscular, dentre elas lesões, falta ou excesso de atividade física, distúrbios neuromusculares.
a) No processo de contração muscular, quais são as principais proteínas contráteis envolvidas?
b) No caso de a contratura muscular da Victória Borges ter ocorrido devido a um distúrbio neuromuscular, quais teriam sido os tecidos envolvidos nessa lesão?
c) Um dos motivos de a contratura muscular ocorrer por excesso de atividade física é a falta de ATP (Trifosfato de Adenosina). Por que a falta de ATP pode levar à contratura muscular? Justifique a sua resposta.
a. As principais proteínas contráteis envolvidas são a actina e a miosina.
b. Os tecidos envolvidos na lesão são o tecido muscular e o tecido nervoso.
c. A falta de ATP pode levar à contratura muscular, pois o ATP é essencial para quebrar as ligações cruzadas entre actina e miosina, permitindo o relaxamento muscular. Sem ATP, essas ligações permanecem, mantendo o músculo contraído.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!