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Um carro percorre uma estrada que passa por uma colina cujo formato, no trecho próximo do alto, é praticamente circular, como indicado na figura, em que o ponto C corresponde ao centro do círculo de raio R = 90 m.
a) No ponto mais alto da trajetória, a motorista do carro em movimento sente-se “mais leve” do que se estivesse sentada em um carro parado. Nessas condições, o módulo da força normal, N, sobre a motorista é maior, menor ou igual ao módulo de seu peso, P? Justifique a sua resposta.
b) Calcule o tempo necessário para que o carro percorra a distância entre os pontos A e B, indicados no desenho, supondo que sua velocidade tenha módulo constante e igual a 72 km/h e que o ângulo seja igual a 2 radianos.
c) Calcule a máxima velocidade que o carro pode ter para que, no ponto mais alto da colina, não perca o contato com a pista.
Note e adote: Aceleração da gravidade: g = 10 . |
a.
De acordo com o enunciado, o ponto mais alto da trajetória está em um trecho praticamente circular. Nesse ponto, a resultante das forças que atuam sobre o carro é centrípeta, apontando para o centro da curvatura. Portanto, o módulo da força normal é menor que o módulo da força peso para que a resultante seja vertical e voltada para baixo.
b. A distância d entre os pontos A e B é dada pela relação entre o arco AB e o ângulo subentendido:
A velocidade média no trecho é v = 72 km/h = 20 m/s. Logo, pode-se obter o tempo necessário para se percorrer o trecho AB a partir da definição da velocidade média:
c. Como a resultante é centrípeta no ponto mais alto, a partir da segunda lei de Newton para o movimento circular, tem-se:
Na iminência de perder o contado com a pista, a normal se anula: N = 0. Portanto, pode-se obter a velocidade máxima como se segue:
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