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Após uma proposta de atividade de uma professora que incentivava estudantes de sua turma a explorar, em uma tabela numérica, o pensamento matemático por meio de atividades investigativas, a turma percebeu diversos padrões interessantes.
Considere uma tabela com 10 colunas, em que os números naturais estão dispostos sequencialmente a partir da primeira linha. Nessa tabela, a professora destacou um retângulo, como mostra a figura:
Posteriormente, definiu como S a soma dos elementos do retângulo e como D o módulo da diferença do produto dos elementos das diagonais. Para o retângulo destacado, temos:
Se esse retângulo for deslocado uma coluna para a direita, teremos S = 50, e se for deslocado uma linha para baixo, teremos S = 86.
A partir das informações apresentadas, responda:
a) Se o retângulo destacado da tabela for deslocado n linhas para baixo, qual será o valor de S?
b) Se o retângulo destacado da tabela for deslocado n linhas para baixo, qual será o valor de D?
c) Considere agora que a tabela foi construída com n colunas, sendo . Qual é o valor de D para um retângulo cujo menor elemento é k, com ?
a. Do enunciado: S = 6 + 7 + 16 + 17 = 46.
Deslocamento de 1 linha para baixo: S = 16 + 17 + 26 + 27 = 86.
Deslocamento de 2 linhas para baixo: S = 26 + 27 + 36 + 37 =126.
Deslocamento de ‘n’ linhas para baixo: .
b. Deslocamento de 1 linha para baixo: .
Deslocamento de 2 linhas para baixo: .
Deslocamento de ‘n’ linhas para baixo: .
c. Do exemplo: 6 (k), 7 (k + 1), 16 = 6 + 10 (k + n) e 17 = 7 + 10 (k + 1 + n)
Assim:
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