Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
O governo de São Paulo proibiu a venda de mariscos, ostras e mexilhões, na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O comércio de estoques desses alimentos, produzidos a partir de 30 de julho, foi proibido nas cidades de Itanhaém, Cananeia e Praia Grande. A medida acontece após amostras de água coletadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) apontarem quantidades da microalga Dinophysis acuminata acima do valor máximo permitido.
Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ (Adaptado).
Essa notícia circulou nos principais veículos de imprensa na primeira quinzena do mês de agosto de 2024, prejudicando o setor de vendas de frutos do mar nas regiões litorâneas do estado de São Paulo.
a) Quantos filos de animais são mencionados na notícia?
b) Qual é o aspecto fisiológico que explica a proibição ocorrer apenas para os mariscos, ostras e mexilhões? Justifique a sua resposta.
c) Cite uma causa para o aumento da quantidade de microalgas no ambiente aquático e uma consequência de tal aumento para esse mesmo ambiente.
a. É mencionado apenas um filo de animais na notícia: o filo Mollusca.
b. Mariscos, ostras e mexilhões são moluscos pertencentes à classe dos Bivalves e compartilham a característica de obter alimento por meio da filtração da água. Dessa forma, por estarem constantemente filtrando a água do mar, podem acabar acumulando poluentes e toxinas em seus tecidos, transmitindo-os ao restante da cadeia alimentar.
c. A liberação de esgoto em ambientes aquáticos eleva a concentração de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, podendo ser apontada como uma das causas para o aumento da quantidade de microalgas. Esse aumento expressivo de microalgas gera o fenômeno conhecido como floração das águas, no qual se forma uma camada esverdeada sobre a superfície da água. Essa camada impede a passagem da luz, comprometendo a fotossíntese dos produtores das camadas inferiores e causando a morte desses indivíduos.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!