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Leia o texto e observe a imagem.
Resiste, ainda, em meio à densa vegetação do local, a Calçada construída em 1792, com curioso traçado em ziguezague e calçamento com laje de pedra, técnica de pavimentação que veio assegurar o trânsito permanente de tropas de muares. Situada entre o rio das Pedras e o rio Cubatão, trecho mais árduo da ligação de São Paulo com o Porto de Cubatão, essa estrada destinava-se a dar escoamento aos produtos das terras interiores. A iniciativa da sua construção coube ao governador da capitania de São Paulo, entre 1788 e 1798, tendo sua execução ficado a cargo do Real Corpo de Engenheiros. A obra ficou conhecida por Calçada do Lorena, empreendimento que assinalou o início da constituição de uma infraestrutura destinada a colocar São Paulo no comércio internacional. Essa Calçada veio romper o isolamento em que se encontravam os paulistas devido às péssimas ligações com o litoral.
Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p150-167 (Adaptado).
Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/ (Adaptado).
A partir do texto e da figura, responda:
a) Qual a principal estrutura do meio físico que teve de ser vencida durante a construção da Calçada do Lorena?
b) Indique um produto e um destino quanto ao comércio internacional. Justifique a construção da obra do ponto de vista da formação territorial.
c) Explique um fator da natureza que dificultou a construção da obra e um fator social que ajudou a viabilizá-la.
a. A estrada Calçada do Lorena foi construída entre o Planalto do Piratininga e o Porto de Santos, conectando o litoral à cidade de São Paulo, tendo como principal estrutura geológica do meio físico em seu percurso a Serra Mar, relevo planáltico escarpado.
b. De acordo com o texto, a construção da via se deu na segunda metade do século XVIII, durante o Brasil Colônia, período no qual as atividades econômicas tinham como principal foco a exploração do ouro e as produções açucareiras e, posteriormente, cafeeiras na região. As atividades econômicas tinham como principal destino a Europa e a metrópole portuguesa; dessa forma, a construção da via tinha como intuito o escoamento desses produtos e a conexão da cidade de São Paulo ao litoral de Santos.
c. Dada a localização da via e sua estrutura geológica (serra escarpada), ela apresenta elevada altitude e declividade do terreno, bem como clima tropical úmido (com alta quantidade de chuvas) e vegetação densa da Mata Atlântica: fatores da natureza que dificultaram a construção da obra. Entre os fatores sociais que viabilizaram a obra que podem ser destacados estão a utilização de mão de obra escravizada na construção, a prestação de serviços e o atendimento às populações do interior do estado, bem como a integração do território.
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