Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

O amerício-241 (241Am) é um radionuclídeo artificial, utilizado em alguns tipos de detectores de fumaça ionizantes e em medidores de combustível (chamados densitômetros) em tanques de alguns aviões.
Esse radionuclídeo é um emissor de partículas alfa, e seu decaimento está mostrado no gráfico a seguir.

A obtenção do amerício-241 se dá a partir do bombardeio do plutônio-239 com nêutrons conforme as equações nucleares, incompletas:
Equação 1:
Equação 2:
a) Calcule o número de nêutrons do radionuclídeo amerício-241. Com base no gráfico, determine qual é, aproximadamente, a meia-vida desse nuclídeo.
b) Escreva a equação nuclear balanceada em que o radionuclídeo X é convertido no amerício-241, representada pela equação 2 do processo de obtenção de amerício-241. Identifique o radionuclídeo X.
a) O número de nêutrons é obtido pela diferença do número de massa pelo número atômico:
241 - 95 = 146 nêutrons
O gráfico mostra que demora, aproximadamente, 400 anos para a amostra cair a 50%, portanto, o tempo de meia vida será de, aproximadamente, 400 anos.
b) A equação 1 mostra que o recebe 2 nêutrons, ficando um .
Como a emissão para o só teve a variação de uma unidade no número atômico, só é necessário uma partícula beta para a emissão. Assim:
O radionuclídeo X é o .
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!