Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Para ilustrar o comportamento de espelhos planos e de espelhos esféricos, um professor apresentou a seus alunos duas situações.
Situação 1: uma pequena lâmpada L apagada está disposta, em repouso, a 30 cm de distância de um espelho plano e a 40 cm de um espelho plano , com e perpendiculares entre si.
Situação 2: o espelho da situação anterior é substituído por um espelho esférico convexo de vértice V e foco principal F, posicionado de modo que seu eixo principal seja paralelo ao espelho . Nessa situação, um raio de luz R emitido pela lâmpada L acesa incide em e, após ser refletido por esse espelho, incide sobre , sofre nova reflexão e emerge desse espelho paralelamente a .

a) Na figura presente no campo de Resolução e Resposta, faça um desenho mostrando as imagens da lâmpada L formadas pelos espelhos e na situação 1, devido à reflexão da luz unicamente em cada um desses espelhos. Em seguida, calcule a distância entre essas imagens, em cm.
b) Calcule o módulo da distância focal (f), em cm, do espelho , na situação 2.
a)

Com isso, a distância entre as imagens é dada pela hipotenusa de um triângulo retângulo de catetos 80 cm e 60 cm. Logo, a distância entre elas é 100 cm.
b)

Com isso, há um triângulo retângulo isóceles, cuja altura relativa à hipotenusa é 30 cm. Logo, sua hipotenusa mede 60 cm.
Como a distância entre os pontos L e V é 40 cm, a distância focal se dá por
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!