Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

No circuito representado, o gerador, a chave interruptora C, o amperímetro, o voltímetro e os fios de ligação são ideais, e os quatro resistores, , , e , são ôhmicos.

a) Sabendo que, com a chave C aberta, a indicação do voltímetro é 15 V, calcule, nessa situação, a indicação do amperímetro, em ampères, e a potência dissipada pelo resistor , em watts.
b) Calcule a resistência elétrica do resistor , em ohms, para que, quando a chave C estiver fechada, a resistência equivalente desse circuito seja .
a) Com a chave C aberta, o ramo que contém o resistor fica interrompido e, por esse motivo, não há fluxo de energia nele. Logo, nessa configuração, os resistores e estarão associados em série e ambos em paralelo com o resistor . Como o voltímetro indica uma ddp de 15 V no resistor , e esse está em série com o resistor e o amperímetro, a intensidade da corrente indicada pelo aparelho é:
Enquanto a potência dissipada no resistor é:
b) Com a chave C fechada, o resistor estará em paralelo com o resistor .
Assim, esse resistor, denominado , estará em série com o resistor . Assim, usando de I:
Por fim, esse resistor, , estará em paralelo com o resistor . Logo, como a resistência equivalente do circuito deve ser de 40 , tem-se:
Usando desse resultado em II:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!