Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Deficiência de vitamina D aumenta em 22% o risco para lentidão da caminhada na velhice
Pesquisadores ressaltam que a lentidão na caminhada na velhice tem causa multifatorial, e a deficiência de vitamina D, por um período de seis anos, seria uma delas. “A vitamina D tem um papel importante no sistema musculoesquelético, pois atua nas células musculares regulando a entrada e a saída de um íon, o que permite a contração muscular” diz Mariane Marques Luiz, professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). À medida que se envelhece, há uma redução da biodisponibilidade da substância precursora da vitamina D, que ocorre pelo afinamento da pele. Também há uma diminuição do número de receptores de vitamina D nas células dos diferentes tecidos, o que reduz a capacidade de síntese cutânea e a distribuição de vitamina D aos tecidos, complementa a pesquisadora. Mas é preciso cuidado, pois é sabido que a suplementação excessiva da vitamina D traz toxicidade.
(www.agencia.fapesp.br. Adaptado.)
a) Cite o fator ambiental que permite a síntese da vitamina D na pele. Em qual tipo de tecido conjuntivo do corpo humano pode ocorrer acúmulo dessa vitamina?
b) Por que a ação da vitamina D no intestino humano influencia indiretamente a atividade do retículo sarcoplasmático das células musculares? Por que a atividade do retículo sarcoplasmático é fundamental para o movimento dos sarcômeros nas fibras musculares?
a) A síntese cutânea da vitamina D depende da exposição da pele à radiação ultravioleta B (UVB) proveniente do Sol. Por ser uma vitamina lipossolúvel, ela pode se acumular principalmente no tecido conjuntivo adiposo, sendo gradualmente mobilizada para a circulação conforme necessidade metabólica.
b) A vitamina D aumenta a absorção intestinal de cálcio, elevando sua disponibilidade para o retículo sarcoplasmático. Esse retículo é essencial porque armazena e libera , íon indispensável para a interação actina-miosina, permitindo o encurtamento dos sarcômeros e a contração muscular.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!