Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

A figura mostra um barco de 500 kg no mar, em uma região em que ondas transversais de amplitude constante se propagam com velocidade constante na direção x. O gráfico representa como varia, em função do tempo, a altura h desse barco em relação ao fundo plano e horizontal do mar, nessa região.

a) Calcule, em Hz, a frequência das ondas do mar na região em que se encontra o barco e a velocidade de propagação dessas ondas, em m/s, nessa região.
b) Adotando , calcule o trabalho, em joules, realizado pelo peso do barco quando ele se movimenta da posição de menor para a posição de maior altura h. Em seguida, calcule a amplitude, em metros, do movimento oscilatório desse barco.
a) Pelo gráfico da altura h do barco em função do tempo t, percebe-se que o período de oscilação das ondas é de 20 s. Logo, como a frequência é o inverso do período, tem-se:
f = 0,05 Hz
Pela ilustração do barco, percebe-se que metade do comprimento de onda equivale a 150 m. Assim, o módulo da velocidade de propagação dessa onda é:
b) Pelo gráfico, percebe-se que a amplitude do movimento é metade da distância vertical entre uma crista e um vale, ou seja, 2 m.
Quanto ao trabalho realizado pela força peso, da posição de menor altura (10 m) para a posição de maior altura (14 m), o vetor deslocamento é antiparalelo ao vetor peso, de modo que:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!