Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma terapia que utiliza bactérias e vírus no combate ao câncer. Certos vírus já vêm sendo estudados para infectar tumores e matar células cancerígenas. No entanto, o sistema imunológico humano pode destruir esses vírus como resposta de defesa natural. Nesse estudo, bactérias geneticamente modificadas foram usadas para proteger esses vírus anticâncer de serem destruídos pelo sistema imunológico humano. Para “enganar” esse sistema imunológico, os pesquisadores inseriram o vírus dentro de bactérias que também atacam células cancerígenas. A bactéria usada pelos pesquisadores foi a Salmonella typhimurium, uma espécie que migra naturalmente para o ambiente rico em nutrientes e com baixo teor de oxigênio dentro dos tumores. Uma vez lá, a bactéria invade as células cancerígenas e libera o vírus no interior delas, que, por sua vez, libera o RNA viral diretamente no citosol dessas células.
(www.cnnbrasil.com.br. Adaptado.)
a) A bactéria Salmonella typhimurium é anaeróbia facultativa. Cite o processo metabólico energético em que essa bactéria utiliza o gás oxigênio. Caso o RNA viral seja traduzido no citosol da célula tumoral, que tipo de molécula orgânica será produzida nesse processo?
b) Por que a terapia descrita no excerto não seria recomendada para uma pessoa recém-tratada devido a uma infecção por Salmonella typhimurium? Cite a principal célula do sistema imunológico que reconhece e elimina, por meio da liberação de perforinas, as células infectadas por vírus.
a) Como anaeróbia facultativa, Salmonella typhimurium realiza o processo metabólico conhecido como respiração aeróbia quando há oxigênio disponível. Se o RNA viral for traduzido no citosol da célula tumoral, serão produzidas proteínas virais, pois a tradução sempre gera polipeptídios.
b) A terapia não é recomendada após infecção recente por Salmonella typhimurium, pois o sistema imunológico estará com células de memória de defesa contra essa bactéria, fazendo que as bactérias terapêuticas sejam rapidamente detectadas e combatidas pelo sistema imunológico, impossibilitando e prejudicando o tratamento. A principal célula que elimina células infectadas por vírus liberando perforinas é o linfócito T citotóxico (CD8+).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!