Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
A pressão atmosférica varia com a altitude, o que limita a capacidade do ser humano sobreviver em grandes altitudes, devido à rarefação do ar. São poucas as cidades de grande porte no mundo acima de 3000 m de altitude, sendo La Paz, na Bolívia, uma delas.
A seguir são tabeladas algumas propriedades da atmosfera terrestre e do ar ao nível do mar e em La Paz.
a) Calcule a pressão parcial do oxigênio em La Paz e ao nível do mar.
b) Sabendo que a constante universal dos gases ideais, R, é , calcule a densidade do ar atmosférico em La Paz, a 298 K. Considere dois motores idênticos, movidos a gasolina, funcionando por igual tempo, um ao nível do mar e outro em La Paz. Determine a relação entre os volumes de ar necessários para o funcionamento do motor em La Paz e ao nível do mar.
a) Considerando a composição percentual do ar atmosférico, há 21% de gás oxigênio . Em La Paz, a pressão atmosférica é de 0,67 atm. Logo, nesse local, a pressão parcial do oxigênio é:
Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de 1,00 atm. Portanto, a pressão parcial do oxigênio é:
b) Em La Paz, cuja pressão atmosférica é P = 0,67 atm, a densidade do ar atmosférico, de massa molar igual a M = 29 g/mol, é:
Considerando dois motores idênticos, movidos a gasolina, funcionando por igual tempo, um ao nível do mar e outro em La Paz, a relação entre os volumes de ar necessários para o funcionamento do motor em cada localidade é:
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!