Dissertativas 11 - Dia 2 - Unifesp 2025

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 11

Dissertativa
11

Em uma partida de sinuca, a bola branca (B) é lançada com velocidade vB=3 m/s contra a bola azul (A), inicialmente em repouso (vA=0), no centro da mesa, conforme a figura 1. Após a colisão, as bolas movem-se perpendicularmente uma a outra, com velocidades constantes v'Av'B=1,8 m/s, conforme a figura 2, e a bola azul cai na caçapa C.

Admita que as massas das bolas são iguais, que nessa jogada o atrito é desprezível e que todas as colisões são perfeitamente elásticas. Calcule, em segundos, o tempo para que:

a) a bola branca atinja o ponto P, indicado na figura 2, após sua colisão com a bola azul. Em seguida, calcule o tempo para que a bola branca percorra a distância PQ, indicada na figura 2, após sua reflexão no ponto P.

b) a bola azul caia na caçapa C, após ser atingida pela bola branca.

Resolução:

a) Calculando-se, primeiramente, o tempo para que a bola branca atinja o ponto P após sua colisão com a bola azul, tem-se:

vB'=ΔSBtB'tB'=ΔSBvB'tB'=1,44 m1,8 mstB'=0,8 s

Note que o tempo necessário para que a bola branca percorra a distância PQ é exatamente o dobro do tempo tB', pois, após a reflexão no ponto P, a bola retornará ao ponto central da mesa (região que ocorreu a colisão com a bola A) e depois percorrerá a mesma distância que percorreu do centro da mesa até o ponto P. Logo, tem-se que:

tPQ=2·tB'tPQ=2·0,8tPQ=1,6 s

b) Como a colisão é perfeitamente elástica, de acordo com o enunciado, pode-se usar a conservação do momento linear do sistema para o cálculo de vA', da seguinte maneira:

Qantes=QdepoismA·vA+mB·vB=mA·vA'+mA·vA'

Como as massas são iguais para as duas bolas (branca e azul), pode-se simplificá-las na expressão acima. Além disso, a bola A se encontra inicialmente em repouso vA=0, logo, tem-se:

vB=vA'+vB'

Como vA' e vB' são vetores perpendiculares, temos:

vB2=vA'2+vB'2vA'2=32-1,82=2,42vA'=2,4 m/s

Portanto, calculando-se o tempo para que a bola azul caia na caçapa C, após ser atingida pela bola branca, tem-se:

vA'=ΔSAtA'tA'=ΔSAvA'tA'=0,72 m2,4 mstA'=0,3 s

11

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!