Dissertativas 5 - Dia 2 - Unifesp 2025

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 5

Dissertativa
5

Em certa espécie de roedor, a cor do pelo é determinada por um gene autossômico em que os alelos A e a conferem ao pelo, respectivamente, a cor marrom e a cor amarela. A forma do pelo é determinada por outro gene autossômico com dominância incompleta,  em que os alelos L e B, em homozigose, conferem, respectivamente, a forma lisa e a forma crespa ao pelo. Em heterozigose, esses alelos conferem a forma ondulada ao pelo. Esses genes para a cor e para a forma dos pelos segregam-se independentemente durante a meiose.

a) Qual é o fenótipo de um roedor macho AaBB? Quantos gametas diferentes esse macho produz na meiose?

b) O círculo apresentado no campo de Resolução e Resposta representa o núcleo de uma célula somática de um roedor dessa espécie. Represente os cromossomos, nesse círculo, durante o período G1 da interfase, com os genes para a cor e para a forma dos pelos de um roedor diíbrido. Do cruzamento entre dois roedores diíbridos, qual a probabilidade do nascimento de uma fêmea com pelos marrons e lisos?

Resolução:

a) O fenótipo de um roedor macho com o genótipo AaBB será marrom com pelos crespos, pois o alelo A é dominante (marrom) e o B em homozigose confere pelos crespos. Esse macho pode produzir dois tipos diferentes de gameta: AB e aB, porque o gene A/a se segrega na meiose, enquanto o gene B permanece constante (BB).

b) Um roedor diíbrido é duplo heterozigoto e, portanto, tem genótipo AaLB. Durante o período G1 da interfase, os cromossomos estão separados. A representação dos cromossomos desse indivíduo é:

Um roedor diíbrido (AaLB) produz os gametas AL, AB, aL e aB. O cruzamento entre dois roedores diíbridos pode ser representado pelo seguinte quadro de Punnett:

  AL AB aL aB
AL AALL AALB AaLL AaLB
AB AALB AABB AaLB AaBB
aL AaLL AaLB aaLL aaLB
aB AaLB AaBB aaLB aaBB

Um indivíduo de pelos marrons e lisos tem o genótipo AALL ou AaLL. Considerando o cruzamento apresentado, a probabilidade de nascer um indivíduo com pelos marrons e lisos é de 316. A probabilidade de nascer uma fêmea é de 12. Logo, a probabilidade de nascer uma fêmea de pelos marrons e lisos é:

P=316·12=332=0,09375=9,375%

5

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!