Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
A figura mostra um circuito elétrico retangular ABCDA, alimentado por um gerador ideal, e um longo fio retilíneo, paralelo ao lado AB do circuito, sobre o qual estão assinalados dois pontos, E e F. O circuito e o fio estão contidos em um mesmo plano. As correntes elétricas indicadas na figura têm intensidades e . Admita que o circuito é constituído por um fio homogêneo de espessura constante e que o trecho BC tem resistência elétrica constante .
Considerando as medidas indicadas na figura e adotando o valor para a permeabilidade magnética, calcule:
a) a diferença de potencial, em volts, entre os pontos B e C do circuito e a resistência elétrica equivalente, em ohms, do trecho formado pelos lados AB, BC e CD do circuito.
b) a intensidade da resultante das forças magnéticas, em newtons, devido às interações entre o segmento do fio e os lados AB e CD do circuito.
a) A diferença de potencial entre os pontos B e C é:
Pela resistência do fio BC, tem-se que:
Logo, a resistência elétrica dos fios AB e CD será:
Como esses fios estão conectados em série, a resistência equivalente será:
b) O campo magnético criado pela corrente elétrica é:
Assim, os módulos das forças magnéticas sobre os fios AB e CD são:
Como as forças sobre esses segmentos têm sentidos contrários, uma vez que o sentido do fluxo de cargas é contrário, e , tem-se que:
Essa força será vertical para cima.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!